
Agência Assembleia / Foto: Wesley Ramos
O programa ‘Em Discussão’ desta segunda-feira (27), da Rádio Assembleia (96,9 FM), recebeu o advogado Mauro Carramilo Júnior, presidente do Fórum Estadual de Educação Ambiental. Em pauta, as mais recentes ações do Fórum em prol do desenvolvimento sustentável bem como o Plano Estadual de Educação Ambiental.
Mauro Carramilo Júnior informou que o objetivo principal do Fórum é estimular, fortalecer e avaliar a implementação das políticas Nacional, Estadual e Municipais de Educação Ambiental. Formado por integrantes da gestão pública e sociedade civil organizada, o espaço visa discutir problemas e propor soluções sobre a questão ambiental com o intuito de construir um meio ambiente ecologicamente equilibrado para todos.
Na entrevista, comandada pelos radialistas Álvaro Luiz e Régina Santana, Mauro Carramilo falou sobre ações desenvolvidas pelo Fórum. Uma delas foi o 5º Seminário Estadual de Educação Ambiental do Maranhão, realizado neste mês, no Auditório Fernando Falcão, na Assembleia Legislativa, em São Luís.
Promovido pelo Fórum Estadual de Educação Ambiental do Maranhão (FEEA/MA), o evento reuniu representantes do poder público, instituições de ensino, organizações da sociedade civil e iniciativa privada, com o objetivo de fortalecer o debate sobre políticas públicas voltadas à sustentabilidade e ao enfrentamento das mudanças climáticas.
Com o tema “Alfabetização Ecológica Integral, Cultura da Paz e Democracia”, o seminário foi realizado com o propósito de buscar a consolidação da educação ambiental como eixo estratégico para o desenvolvimento sustentável.
Durante a entrevista, Mauro Carramilo Júnior ressaltou que o momento é decisivo para transformar a educação ambiental em uma política pública efetiva, especialmente diante das diretrizes previstas no novo Plano Nacional de Educação (2026-2036). O seminário contou com o apoio da Assembleia Legislativa do Maranhão, instituições de ensino e entidades públicas e privadas.
Atualização
Carramilo destacou a importância da atualização do Plano Estadual de Educação Ambiental. Criado em 2018, o documento norteia ações a serem desenvolvidas em prol do desenvolvimento sustentável, mas atualmente está desatualizado. “Ele também serve como parâmetro para que os municípios possam ter os seus Planos Municipais de Educação Ambiental”, disse.
Mauro Carramilo chamou atenção para a importância da participação da sociedade nas discussões do Fórum, uma vez que os temas debatidos afetam diretamente a qualidade de vida e bem-estar de todos.
“O Fórum Estadual de Educação Ambiental não é um espaço político-partidário nem do poder público. É um espaço onde todos possam ter voz. Não adianta nós colocarmos as ideias e impor. Trata-se de uma construção coletiva”, afirmou.
Bahia Governador marca presença nos festejos juninos de Senhor do Bonfim e Jaguarari
Bahia Com investimento do Governo do Estado, São João no Pelourinho atrai baianos e turistas
Cidades Arraiá da Conquista: multidão chega cedo e aguarda abertura dos portões para segundo dia de festa no Parque de Exposições
ESPORTE E LAZER Arena Estadual do Oeste do Pará celebra cinco anos de incentivo ao esporte, cultura e inclusão
ESPORTE E LAZER Torneio esportivo movimenta a Usina da Paz Guamá e destaca talentos de atletas
São Paulo Palácio dos Bandeirantes recebe iluminação azul em apoio ao Dia Nacional de Controle da Asma
Cidades Com indicativo de greve nacional dos garis, Prefeitura orienta moradores sobre descarte do lixo durante paralisação
Cuiabá - MT Operação em clubes da capital avança e reforça exigências de segurança e acessibilidade
Cuiabá - MT Secretarias da Mulher e de Assistência Social levam acolhimento à comunidade rural Mín. 22° Máx. 24°