
No dia 25 de abril, data em que é celebrado o Dia Mundial de Luta Contra a Malária, instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o governo de Rondônia destaca os avanços no controle da doença por meio de ações integradas de vigilância, diagnóstico e tratamento. A data reforça a importância da prevenção e do enfrentamento contínuo da malária, especialmente em regiões mais vulneráveis. O estado tem desenvolvido tecnologias e estratégias eficazes para o controle da malária, com ações que ampliam o acesso ao tratamento e fortalecem a proteção da população, especialmente em áreas com maior incidência da doença. A Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa/RO) coordena estratégias que envolvem monitoramento epidemiológico, capacitação de profissionais e ampliação do acesso ao diagnóstico e tratamento. Entre os avanços, está a implementação da tafenoquina, medicamento em dose única que contribui para reduzir recaídas e interromper a transmissão da doença, fortalecendo a assistência à população. De acordo com o gerente da Vigilância Ambiental da Agevisa/RO, Pedro Magalhães, os resultados são reflexo do trabalho integrado entre estado, municípios e governo federal. “A vigilância em saúde tem avançado com estratégias que priorizam o diagnóstico precoce, o tratamento oportuno e a atuação direta nas áreas mais vulneráveis, o que tem contribuído para a redução dos casos”, ressaltou. O diretor geral da Agevisa/RO, Gilvander Gregório de Lima, destacou que os avanços também foram reconhecidos nacionalmente, com municípios de Rondônia recebendo o “Selo de Boas Práticas Rumo à Eliminação da Malária”, concedido pelo Ministério da Saúde (MS). A premiação valoriza cidades que alcançaram metas no enfrentamento da doença, evidenciando a efetividade das ações de vigilância e controle. Durante a 18ª edição da Exposição de Epidemiologia (ExpoEpi), em Brasília, o Ministério da Saúde concedeu aos municípios de Porto Velho, Itapuã do Oeste, Cujubim, Guajará-Mirim e Candeias do Jamari, o “Selo de Boas Práticas Rumo à Eliminação da Malária”. A premiação reconhece cidades que alcançaram metas de impacto e desempenho no enfrentamento da doença, com base em indicadores padronizados. Segundo o coordenador Estadual da Malária da Agevisa/RO, Valdir França, dados recentes apontam redução significativa nos casos e óbitos por malária no Brasil, reforçando a importância das estratégias adotadas, como testagem rápida, tratamento imediato e busca ativa de casos. “Em Rondônia, ações como visitas domiciliares, campanhas educativas e capacitação de profissionais têm contribuído para o controle da transmissão”, frisou. As ações da Agevisa/RO contam com a participação do Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), municípios e instituições parceiras. A orientação é que a população fique atenta aos sintomas, como febre, calafrios e dor de cabeça e, procure atendimento nas unidades de saúde para diagnóstico e tratamento precoce. FonteRECONHECIMENTO E FORTALECIMENTOS DA AÇÕES

Texto: Aurimar Lima
Fotos: Cristian Alves
Secom - Governo de Rondônia
Piauí Idepi inicia calçamento de vias públicas e amplia infraestrutura urbana em Picos
UEPG Museu Campos Gerais abre exposição com acervo original indígena
Alagoas Mais de 3 mil vagas de emprego estão abertas no Sine Alagoas
São Paulo Governo do Estado de São Paulo lança campanha de integridade pública voltada aos servidores
Sergipe Arraiá do Povo retorna com Rey Vaqueiro, Luanzinho Moraes e Painel de Controle na véspera de São João
ALEMA Arraial da Assembleia encerra-se com mais uma noite formidável de celebração da cultura popular maranhense Mín. 23° Máx. 24°