
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, promoveu na sexta-feira (24), na Policlínica do Idoso, em São Luís (MA), uma palestra voltada à saúde e ao bem-estar no processo de envelhecimento, direcionada aos pacientes da unidade. Durante a atividade, foram abordados temas relevantes e de grande impacto para a terceira idade, como a importância da atividade física para um envelhecimento saudável, nutrição adequada, saúde mental e emocional, além de envelhecimento ativo e qualidade de vida.
A terapeuta ocupacional Regiane Silva, especialista em Gestão e Assistência em Gerontologia, com atuação na promoção da qualidade de vida do adulto e da pessoa idosa, destacou a relevância da temática. “Resolvi trazer esse tema porque os idosos precisam estar atentos a essas informações. É fundamental compreender a importância da prática de atividade física, do uso correto da medicação, de uma alimentação adequada e de um ambiente seguro em casa para evitar quedas. Esses cuidados contribuem para um envelhecimento ativo e com qualidade de vida”, explicou.
Paciente da unidade há mais de quatro anos, a aposentada Rosalina Oliveira, de 67 anos, moradora do bairro João Paulo, elogiou os serviços ofertados. “Aqui na Policlínica temos muitas especialidades médicas e também participamos dessas palestras, que são muito boas. Recebemos orientações importantes sobre como envelhecer de forma saudável, praticar atividade física, manter uma boa alimentação e usar corretamente os medicamentos. Tudo isso contribui para a nossa qualidade de vida”, afirmou.
Sobre a unidade
A Policlínica do Idoso é a primeira unidade da rede estadual de saúde voltada a um modelo de cuidado centrado na integração de serviços médicos e multidisciplinares, com foco no bem-estar, na qualidade de vida e na autonomia da população idosa. A unidade oferece atendimentos ambulatoriais em 12 especialidades médicas, além de contar com posto de coleta laboratorial, consultórios médicos e odontológicos.
Também são realizados exames como MAPA/Holter, ultrassonografia, doppler, ecocardiograma, eletrocardiograma e colonoscopia. A assistência é complementada por serviços multidisciplinares nas áreas de nutrição, odontologia, fisioterapia, terapia ocupacional, educação física, psicologia, fonoaudiologia, psicopedagogia e serviço social.
A Policlínica do Idoso integra a rede estadual de saúde e é gerenciada pelo Instituto ACQUA.
Infraestrutura... 98% dos moradores de Guaratuba e Matinhos acreditam que Ponte vai aumentar turismo do Litoral
Piauí Idepi inicia calçamento de vias públicas e amplia infraestrutura urbana em Picos
UEPG Museu Campos Gerais abre exposição com acervo original indígena
Alagoas Mais de 3 mil vagas de emprego estão abertas no Sine Alagoas
São Paulo Governo do Estado de São Paulo lança campanha de integridade pública voltada aos servidores
Sergipe Arraiá do Povo retorna com Rey Vaqueiro, Luanzinho Moraes e Painel de Controle na véspera de São João
ALEMA Arraial da Assembleia encerra-se com mais uma noite formidável de celebração da cultura popular maranhense
Cidades Arraiá da Conquista: Tierry, Cacau com Leite, Netinho do Forró, Chris Pimenta e Jéssica Brito agitam noite de hoje
Cidades Arraiá da Conquista: Prefeitura garante apoio aos festejos juninos na Zona Rural Mín. 23° Máx. 24°