
A Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT) realizou, na noite desta quinta-feira (23), a aula inaugural da primeira pós-graduação própria da Casa, no auditório Deputado Milton Figueiredo. A abertura oficial reuniu servidores e autoridades e marcou o início da especialização em Gestão Pública, iniciativa que integra a política de valorização e qualificação do quadro funcional do Parlamento estadual.
O primeiro secretário da ALMT, deputado Dr. João (MDB) destacou o impacto da qualificação no serviço público. “Quando o servidor se capacita, a Assembleia se fortalece e quem ganha é Mato Grosso. Isso reflete diretamente na qualidade da entrega à população”, afirmou. O parlamentar também ressaltou o alto interesse pelo curso, que superou as 50 vagas iniciais e já conta com 79 inscritos.
A secretária de Gestão de Pessoas, Maythana Gomes Rodrigues, atribuiu a procura ao compromisso dos servidores com o desenvolvimento profissional. Segundo ela, a oferta da pós-graduação atende a uma demanda antiga e contribui para a progressão na carreira. “Esse interesse mostra o empenho dos servidores em se qualificar. É um ganho para a Instituição e para o cidadão, que recebe um serviço mais eficiente”, pontuou.
Coordenadora do curso, Ana Paula dos Santos Pereira, destacou o simbolismo da primeira turma e o envolvimento dos participantes. “Tínhamos 50 vagas e chegamos a 79 alunos. Isso demonstra que estamos no caminho certo. É um marco para a Assembleia e abre portas para novas formações”, afirmou.
Entre os servidores presentes, o jornalista da Secretaria de Comunicação da ALMT, Márcio Moreira, ressaltou a importância da formação para o exercício profissional. “Enquanto o jornalismo ensina a fiscalizar, a gestão pública mostra como as coisas funcionam por dentro do Parlamento. Esse conhecimento amplia a compreensão do ciclo das políticas públicas e dá mais segurança técnica para evitar erros de interpretação”, explicou. Segundo ele, a especialização também contribui para fortalecer a transparência e o acesso à informação. “É uma oportunidade de desenvolver uma visão sistêmica, essencial para a democracia”, completou.
A especialização em Gestão Pública é gratuita, voltada exclusivamente aos servidores da ALMT e busca fortalecer a atuação institucional e aprimorar o atendimento à população por meio da qualificação técnica dos profissionais.
Sergipe Vila do Forró tem música, quadrilha e teatro nesta segunda-feira, 22
Dourados - MS Vôlei e basquete definem campeões e encerram Jogos de Outono 2026 em Dourados
Alagoas Seagri promove seminário sobre perímetro irrigado Gavião e potencialidades produtivas no Canal do Sertão
Legislativo - MT Wilson Santos e Alckmin trocam impressões sobre ferrovia e agroindústria durante inauguração de terminal ferroviário
Rondônia Governo de RO promove ciclo de palestras para incentivar ética e prevenção ao assédio no serviço público
Alagoas Curso do Samu prepara profissionais para atendimento de urgência e emergência pré-hospitalar móvel
Tocantins Governo do Tocantins atualiza regras de proteção, prazos e limites para consignados dos servidores estaduais
Tocantins Segurança Pública inicia reforma no Núcleo de Medicina Legal de Araguaína e informa alteração temporária nos atendimentos
Desenvolviment... CastraPet Paraná atinge marca de 150 mil animais esterilizados em 392 municípios Mín. 23° Máx. 24°