
A Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP-TIC) realiza, nos dias 23 e 24 de abril, a 177ª Reunião Ordinária do Conselho de Associadas (ROCA), um dos principais fóruns de articulação institucional da entidade. O encontro será sediado no Tauá Resort & Convention Alexânia, em Goiás, reunindo dirigentes das empresas públicas de tecnologia, especialistas e parceiros estratégicos para discutir os caminhos da transformação digital no setor público brasileiro.
Entre os participantes, Alagoas marca presença com o diretor-presidente do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec), Christiano Mendonça, que leva seu compromisso com a inovação e o fortalecimento das políticas públicas digitais.
Com uma agenda que combina debates técnicos, apresentações institucionais e momentos de integração, a Roca se consolida como um espaço qualificado para a troca de experiências e o alinhamento de estratégias entre os estados. A condução dos trabalhos ficará a cargo do presidente do Conselho de Associadas, Luiz Fernando Záchia, e do presidente-executivo da ABEP-TIC, José Muniz Rebouças.
A programação do primeiro dia, nesta quinta-feira, traz temas centrais para o avanço da gestão pública digital. Entre os destaques estão as apresentações da Secretaria-Geral de Governo de Goiás, que abordará desde infraestrutura para grandes eventos até o ecossistema estadual de inteligência artificial, evidenciando o protagonismo do estado nesse campo.
Ao longo do dia, especialistas e empresas parceiras discutem soluções voltadas à infraestrutura tecnológica, cibersegurança e soberania digital. Assuntos como microsegmentação para proteção de dados, gestão de riscos alinhada à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e modelos de segurança como serviço para governos digitais integram a pauta, refletindo os desafios e as oportunidades atuais do setor público.
Outro ponto relevante da agenda são os painéis sobre infraestrutura soberana e proteção de dados críticos em ambientes de nuvem, além da apresentação de panoramas globais de ameaças cibernéticas, com a necessidade de resiliência e governança tecnológica nos estados brasileiros.
No segundo e último dia, a programação se volta aos temas internos da ABEP-TIC, com atualizações estratégicas e encaminhamentos institucionais. Entre os assuntos previstos estão as atualizações do Índice de Oferta de Serviços Públicos Digitais (IOSPD) 2026, debates conduzidos pela vice-presidência de Tecnologia e a apresentação de propostas de parcerias voltadas à transformação digital dos governos subnacionais.
A agenda inclui ainda discussões sobre o Secop 2026, com a integração entre os principais eventos do calendário da entidade e o alinhamento das ações institucionais ao longo do ano.
Ao reunir lideranças e especialistas em um ambiente colaborativo, o evento contribui diretamente para a construção de soluções que impactam a vida do cidadão.
Acre Deracre realiza asfaltamento e manutenção da Estrada Mário Lobão em Sena Madureira
FISCALIZAÇÃO Sefa apreende 4,6 toneladas de camarão em Cachoeira do Piriá
São Paulo Governo de SP inaugura Centro TEA Paulista em Bauru e inicia expansão do atendimento especializado no interior
Cuiabá - MT Prefeitura amplia ação e terá seis telões para próximo jogo do Brasil em Cuiabá
COOPERAÇÃO ACA... Uepa integra missão internacional à China
Espírito Santo Seag e Prefeitura de Santa Leopoldina inauguram obra de calçamento rural na comunidade de Regência
Espírito Santo Obras do Expresso GV avançam com desvio de tráfego para pista de concreto na Avenida Carlos Lindenberg
Acre Ieptec convoca aprovados em processo seletivo para atuação como bolsista não docente de Plácido de Castro
São Paulo Centro de recuperação do Governo de SP devolve fêmea de gato-do-mato resgatada ainda filhote à natureza Mín. 23° Máx. 24°