
Em uma ação coordenada deflagrada nas primeiras horas da manhã de sábado (18), a equipe de Capturas da 1ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (1ª DEAM) cumpriu três mandados de prisão preventiva contra agressores de mulheres na capital. A operação é parte da estratégia de intensificação do combate à violência doméstica e familiar, visando garantir a integridade física e psicológica das vítimas que se encontram em situação de vulnerabilidade.
O primeiro alvo, um homem de 47 anos, foi preso após uma série de descumprimentos de medidas judiciais. A investigação aponta que o autor, que não aceitava o término do relacionamento, desligou deliberadamente o equipamento de monitoramento eletrônico (tornozeleira) para evitar a fiscalização policial. Em fatos registrados recentemente, o agressor proferiu graves ameaças contra a ex-companheira, afirmando que a “arrebentaria na bala” caso ela acionasse a polícia. A gravidade é acentuada pelo fato de as ameaças terem ocorrido inclusive durante o período em que a vítima estava grávida. A prisão preventiva foi representada pela autoridade policial diante do risco iminente à ordem pública e à vida da mulher.
O segundo detido é um homem de 53 anos, investigado pelos crimes de perseguição (stalking) e ameaça. Segundo os elementos apurados, desde meados de março de 2026, o autor passou a frequentar reiteradamente um supermercado no bairro Jardim Santa Emília, local de trabalho da vítima, uma jovem de 21 anos. Diante das constantes recusas da vítima em manter qualquer relacionamento, o agressor passou a proferir ameaças de morte, chegando a exibir o que parecia ser uma arma de fogo (posteriormente identificada como um simulacro) para colegas de trabalho da jovem. Mesmo após a imposição de medidas protetivas, o investigado continuou a violar o perímetro de segurança, o que culminou na sua captura no dia de hoje.
A terceira prisão envolve um homem de 25 anos, autuado pelos crimes de lesão corporal dolosa, ameaça e injúria no âmbito da violência doméstica. O fato mais recente ocorreu no dia 07 de abril de 2026, no Conjunto Residencial Estrela do Sul. Durante uma discussão motivada pela não aceitação da separação, o autor agrediu fisicamente a vítima, uma mulher de 27 anos, causando ferimentos em sua mão ao tentar subtrair as chaves de um veículo de forma violenta. Elementos investigativos revelaram que o autor possui histórico de comportamento agressivo e já havia sido alvo de denúncias anônimas de vizinhos que presenciaram outras agressões na presença dos filhos menores do casal.
A 1ª DEAM reforça que a intensificação do cumprimento de mandados de prisão é uma resposta firme do Estado no combate à violência doméstica.
Legislativo - PR Frente Parlamentar de Apoio à Piscicultura é instalada na Assembleia Legislativa do Paraná
Sergipe Governo do Estado decreta ponto facultativo nesta terça-feira 23 a partir das 13h
Acre Deracre trabalha na terraplanagem para construção do novo campus do Ifac em Feijó
Dourados - MS Prefeitura inicia vacinação contra pneumonia e meningite com boa procura nas UBSs
Alagoas Programa Saúde Até Você vai utilizar WhatsApp para orientar pacientes e agilizar acesso a consultas especializadas
Tocantins Tocantins amplia estimativa de produção agrícola em 28,4 mil toneladas e se destaca entre os maiores avanços do país
Marabá - PA Ipasemar: Instituto apresenta prestação de contas e reforça solidez do regime próprio de previdência de Marabá
São Paulo Defesa Civil de São Paulo alerta para primeira frente fria do inverno com chuva, ventos e queda de temperatura
Alagoas Agora Tem Especialistas: Mutirão de cirurgias reduz fila de espera de pacientes do Agreste alagoano Mín. 23° Máx. 24°