
O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, celebrou, nesta quarta-feira (15), os três anos de funcionamento do Centro TEA 12+. A unidade, que integra a rede estadual de saúde e é gerenciada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares, reuniu colaboradores, pacientes e familiares em um momento de comemoração pelos avanços alcançados. Ao longo do período, o Centro já contabiliza 99.500 atendimentos realizados.
“Celebrar os três anos do Centro TEA 12+ é reafirmar o compromisso do Governo do Estado com uma assistência qualificada, inclusiva e humanizada. Ao alcançarmos quase 100 mil atendimentos, demonstramos a efetividade de um cuidado multiprofissional que impacta diretamente pacientes e famílias. O acompanhamento de adolescentes e adultos com transtorno do espectro autista é essencial para promover autonomia, inclusão social e qualidade de vida, garantindo a continuidade do cuidado em uma fase marcada por novos desafios”, frisou a secretária de Estado da Saúde, Liliane Neves Carvalho.
A unidade oferta atendimento aos pacientes nas áreas de enfermagem, psiquiatria, neurologia, psicologia, nutrição, fisioterapia, fonoaudiologia, musicoterapia, neuropsicologia, serviço social, terapia ocupacional, psicopedagogia e educação física, além da realização do exame de eletroencefalograma.
O filho de Deusimar Barros tem 17 anos e é paciente da unidade desde a inauguração. “O meu filho, Vinícius, tem um carinho especial por todos os profissionais que trabalham aqui. Tanto que hoje ele não tinha terapia, mas fizemos questão de vir prestigiar a comemoração. Aqui é como se fosse a nossa segunda casa. A palavra de sempre é gratidão”, ressaltou Deusimar.
Artur Henrique Oliveira dos Santos tem 19 anos e, há quase três anos, faz acompanhamento no TEA 12+. A mãe dele, Tamara dos Santos, destaca a evolução do jovem. “Meu filho está mais calmo, mais centrado, mais obediente. Graças ao TEA 12+ e às terapias, nossas vidas tiveram uma verdadeira transformação — e para melhor”, relatou.
O equipamento de saúde também inclui as famílias por meio de serviços, ações e projetos voltados para pessoas autistas e suas mães. Entre eles estão: Ritmo e Movimento; Roda de Conversa – Diálogos que Acolhem; TEA Acolhendo; Sala de AVDs; e o Formando e Cozinhando. O programa “Formando e Cozinhando” capacita mães de pacientes do TEA 12+ com cursos de gastronomia e empreendedorismo. Além da capacitação, o Governo disponibiliza auxílio financeiro de R$ 500,00, com foco na autonomia dessas mulheres. A iniciativa é direcionada a mães atípicas de adolescentes e adultos.
“Não basta cuidarmos apenas dos pacientes, precisamos cuidar das famílias. O governador Carlos Brandão teve essa sensibilidade e é um gestor preocupado com a inclusão. Os depoimentos dessas mães são algo engrandecedor e revigorante, pois mostram como nossos projetos são divisores de águas na vida dessas famílias. Sabemos das dificuldades, mas estamos aqui todos os dias para enfrentar esses desafios. Sou uma entusiasta, e todos os colaboradores fazem a diferença na vida desses pacientes e dessas famílias”, frisou a diretora administrativa do Centro TEA 12+, Eliana Bonfim.
Alagoas Digitais desvendam identidade de homem que utilizava documento adulterado
Mato Grosso do Sul MS mantém excelência na gestão fiscal pelo sexto ano consecutivo em ranking nacional do Tesouro
Cidades Neonatologia do Esaú Matos celebra cultura nordestina com ensaio fotográfico que valoriza a humanização do cuidado
São Paulo Cerca de 120 jovens da Fundação CASA buscam capacitação por meio dos vestibulares da Etec e Fatec no segundo semestre
Piauí Fapepi abre inscrições para edital com 275 bolsas de mestrado e doutorado; saiba como participar
Acre Em Mâncio Lima, governo realiza abertura do 29º Curso Operacional Integrado de Segurança Pública Mín. 23° Máx. 25°