
Iracemápolis aderiu ao programa UniversalizaSP, iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil ) e Secretaria de Parcerias e Investimentos (SPI). O município deverá receber aproximadamente R$ 65 milhões em investimentos até 2033 destinados à ampliação da segurança hídrica e à universalização dos serviços de água e esgoto.
Os recursos do UniversalizaSP devem acelerar a universalização dos serviços, gerar empregos diretos e indiretos, reduzir custos operacionais do sistema com perdas de água e aumentar a atratividade do município para novos investimentos que dependem infraestrutura adequada de saneamento.
A adesão representa ainda um avanço no planejamento do setor no município, abrindo caminho para o acesso a estudos técnicos especializados, apoio na estruturação de projetos e avaliação de alternativas para ampliar a capacidade de investimento em saneamento. A iniciativa está em linha com as diretrizes do Novo Marco Legal do Saneamento, que estabelece a universalização do saneamento básico em todos os municípios do país até 2033. A meta prevê que 99% da população tenha acesso a água tratada e 90% ao esgoto coletado e tratado, tanto nas áreas urbanas quanto nas rurais.
Para atingir essas metas, estão previstos investimentos em tecnologia e modernização dos sistemas, abrangendo a setorização das redes de abastecimento, implantação de mecanismos de controle de pressão, expansão da macromedição e micromedição, monitoramento remoto em tempo real e programas permanentes de combate a perdas.
O diagnóstico técnico aponta para a necessidade de melhorias estruturais relevantes, incluindo o aprimoramento dos sistemas de abastecimento de água, com foco na regularização operacional, no reforço das etapas de tratamento e na adoção de práticas voltadas à qualidade da água e à gestão preventiva de riscos. Entre as intervenções previstas estão a modernização das estações de tratamento de água e esgoto, substituição de redes obsoletas, aprimoramento do sistema de bombeamento de esgoto, aumento da eficiência das lagoas da ETE Sítio Torioni e manutenção estrutural e operacional das ETEs GWM e Nova Iracemápolis, o que contribuirá para a ampliação da capacidade de atendimento do sistema e para a viabilização de novos empreendimentos urbanos, como loteamentos e condomínios, de forma planejada e sustentável.
“Garantir a segurança hídrica é um dos pilares centrais do UniversalizaSP. Com o programa, temos a oportunidade de unir esforços com o município de Iracemápolis para implementar soluções estruturantes e contribuir para a resiliência hídrica local”, destaca a secretária de Estado de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística , Natália Resende.
Para a prefeita Nelita Michel, a adesão representa um passo estratégico para o futuro da cidade. “O investimento vindo por meio do Estado, é uma oportunidade que não podemos deixar passar, assim como as outras cidades que também serão beneficiadas. É importante ressaltarmos também que Iracemápolis tem um TAC junto ao Ministério Público/GAEMA, e esse órgão está acompanhando de perto todo esse processo do UniversalizaSP, tornando o projeto ainda mais forte e mais transparente”, afirma.
O modelo proposto pelo programa contempla ainda mecanismos de governança e transparência, entre eles a implantação de um painel digital para acompanhamento de obras, investimentos e indicadores de desempenho. A plataforma permitirá o monitoramento contínuo da evolução dos serviços pelo município, pelo Estado e pela agência reguladora.
Outro aspecto relevante é a previsão de repasses financeiros ao município ao longo do contrato, por meio de instrumentos como o Fundo Municipal de Saneamento, o que fortalece a capacidade local de manter investimentos contínuos no setor.
O UniversalizaSP integra a estratégia do Governo do Estado para promover a regionalização dos serviços de saneamento, permitindo ganhos de escala, maior eficiência operacional e viabilização de investimentos estruturantes. A iniciativa reforça o compromisso com a melhoria da qualidade de vida da população, a preservação ambiental e a sustentabilidade dos serviços no longo prazo. O projeto inicia em abril a fase de consulta pública e audiências públicas, com previsão de publicação do edital para a Parceria Público-Privada até agosto.
Gurupi - TO Prefeitura de Gurupi reforça ações de conscientização, preservação ambiental e combate às queimadas
Sergipe Segunda noite do Arranca Unha destaca a força do movimento junino sergipano
São Paulo Em fase final de construção, Travessia Subaquática Santos–Guarujá vai solucionar problema histórico de escassez hídrica na região
Piauí Agrespi realiza consulta para regulamentar obras de abastecimento e saneamento na Microrregião de Água e Esgoto do Piauí
São Paulo Cidade de São Paulo avança de 86% para 94% no índice de tratamento de esgoto e se aproxima da universalização
Piauí Governo do Estado inicia construção de estrada que vai beneficiar comunidades rurais de Amarante
Piauí Agrespi abre consulta pública para regulamentar abastecimento emergencial de água por carros-pipa durante a seca no Piauí
Legislativo - MS Luto: Aos 45 anos, Grazielle Machado deixa marca na história da representação feminina da ALEMS
Acre Educação do Acre distribui 1,1 mil kits escolares para estudantes de Capixaba Mín. 23° Máx. 26°