
O estande da Portos do Paraná está entre os 12 maiores da Intermodal South America 2026, segundo a organização do evento. A feira, considerada a maior da América Latina e a segunda maior do mundo no setor de logística, começou nesta terça-feira (14) e segue até a próxima quinta-feira (16), no Distrito Anhembi, em São Paulo, que nesta edição reúne mais de 700 marcas e expositores. A expectativa é receber 45 mil visitantes.
De acordo com o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, o estande está sempre lotado devido à estrutura montada e oferecida aos 26 parceiros presentes nesta edição: Agrária, AGTL, LDC, Amart, BTG, FTSpar, Bunge, Cargill, Cattalini, Coamo, Interalli, Multitrans, Paranaguá Port Channel Company (PPCC), Terin, Harbor, Rocha, TGCL, Grupo Tlog, Cotriguaçu, Marcon, Klabin, Fertipar, Pasa, CAP, Albriggs e Cimbessul.
É uma grande oportunidade para o desenvolvimento de novos negócios. “Sempre trazemos novidades, e isso faz com que o nosso estande seja uma referência. Nos últimos anos, nosso espaço tornou-se um ponto de encontro natural do setor portuário”, comentou Garcia.
HOMENAGEM– No primeiro dia da Intermodal 2026, o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, foi homenageado pela Fundación Valenciaport, centro espanhol de inovação vinculado ao Porto de Valência, especializado em transição energética, novas tecnologias e combustíveis renováveis. O grupo portuário é considerado um dos maiores do Mediterrâneo. “O reconhecimento de parceria é uma grande alegria para nós. É a valorização do trabalho do Governo do Estado para que esta grande máquina portuária funcione”, afirmou Garcia.
O diretor de Desenvolvimento Internacional, Miguel Garín Alemany, e o diretor de Projetos da Fundación Valenciaport, Jonas Mendes, entregaram uma placa ao diretor-presidente. “Temos uma excelente relação com a Portos do Paraná há anos, e o Luiz Fernando sempre confiou no nosso trabalho. Este é o momento de agradecer e reconhecer o excelente trabalho desenvolvido em relação aos portos brasileiros”, destacou Garín.
Um dos projetos mais recentes realizados em parceria entre a Portos do Paraná e a Fundación Valenciaport foi o plano de descarbonização, iniciado em março deste ano. O processo começou com o Inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE), também elaborado pela fundação e concluído no primeiro semestre de 2025. O projeto está em fase de implementação dos grupos de trabalho com a comunidade portuária.
Entre os objetivos está a implementação de melhorias em toda a estrutura portuária, como a eletrificação de equipamentos — em substituição aos movidos por combustíveis fósseis —, adequações em processos operacionais e a implementação de novos padrões voltados à redução das emissões de GEE.
O resultado da elaboração do inventário foi tão positivo que a Autoridade Portuária do Paraná recebeu o Selo Pró-Clima, na categoria Impulso Verde, concedido pela Aliança Brasileira pela Descarbonização dos Portos, em 2025.
Geral Nova série da TV Brasil, Afiadas aborda com humor desafios femininos
São Paulo Governo de SP ultrapassa 6,3 mil títulos rurais com nova entrega para produtores do oeste paulista
Alagoas Consórcio Nordeste: Fórum recebe investidores em Londres e apresenta oportunidades de financiamento em indústria de baixo carbono
São Paulo Rodovia de Ribeirão Preto ganha passagem aérea para travessia segura de animais silvestres
São Paulo Polícia Civil de SP resgata 141 animais em condições de maus-tratos em residência na zona leste da capital
São Paulo CULTSP PRO lança mais de 2 mil vagas gratuitas em cursos de qualificação cultural e anuncia novas parcerias para empregabilidade
Sergipe Geraldo Azevedo, Matheus e Kauan e jogo do Brasil são as principais atrações da noite de São João no Arraiá do Povo
Cidades Em noite de São João, encerramento do Arraiá da Conquista terá Joelma, Mestrinho, Beijo Apimentado, Jô Almeida
São Paulo Qualifica SP-Empreenda: segundo ciclo encerra inscrições na próxima terça-feira (30) Mín. 23° Máx. 26°