
Egressa da Rede Estadual de Ensino de Rondônia, Amanda Souza, de 18 anos, atleta da equipe do Colégio Tiradentes da Polícia Militar – Unidade X (CTPM X), em Guajará-Mirim, foi convocada para representar o Brasil nos Jogos Sul-Americanos da Juventude, que começaram no domingo (12), no Panamá. A participação da aluna na competição internacional reforça o talento de jovens atletas da rede pública estadual.
A atleta afirmou que a conquista é resultado da dedicação e da realização de um sonho cultivado com muito esforço e persistência. “Sempre me dediquei muito e busquei evoluir a cada treino. Vestir a camisa da seleção brasileira é a realização de um sonho.”
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a convocação da estudante representa um avanço importante para o esporte educacional no estado. “A presença de uma atleta rondoniense em uma competição internacional mostra que os investimentos em educação e esporte têm gerado oportunidades reais para nossos jovens”, evidenciou.

O titular da Seduc, Massud Badra, ressaltou a importância do incentivo ao esporte no ambiente escolar como ferramenta de desenvolvimento. “A escola tem um papel importante na formação integral dos estudantes. Quando o esporte é valorizado, ele abre caminhos, fortalece a disciplina e amplia horizontes.”
EVOLUÇÃO E DESEMPENHO
O técnico Fredson Martins, que acompanha a atleta desde o início da sua trajetória no ciclismo, destacou a evolução e o desempenho de Amanda ao longo dos anos. “Logo no primeiro ano de Joer, foi campeã nas três provas que disputou, conquistando o título geral. Nos Jogos Escolares Brasileiros, no Rio de Janeiro, também se destacou como vice-campeã brasileira. Ao longo da trajetória, se confirmou como um talento promissor no ciclismo, sempre muito dedicada, comprometida e focada nos treinamentos. Por dois anos consecutivos foi a número um do estado e também foi medalhista da Copa Norte Nordeste em 2023, 2024 e 2025, com etapas realizadas em Porto Velho, Teresina e Rio Branco. Além disso, competiu em dois Campeonatos Brasileiros, em Araucária e Londrina, no Paraná, ficando entre as quatro melhores atletas do país”, destacou.
Moradora de Guajará-Mirim, conhecida como a Pérola do Mamoré, a atleta da Federação de Ciclismo de Rondônia, vem se destacando no ciclismo regional e nacional por seu desempenho em competições e pelo trabalho desenvolvido junto à equipe técnica da escola. Agora, ela terá a oportunidade de competir com atletas de diversos países da América do Sul em busca de bons resultados para o Brasil.
Fonte
Texto: Sabrina Raphaela sob supervisão de Ananda Carvalho
Fotos: Fredson Martins
Secom - Governo de Rondônia
Cidades Em noite de São João, encerramento do Arraiá da Conquista terá Joelma, Mestrinho, Beijo Apimentado, Jô Almeida
São Paulo Qualifica SP-Empreenda: segundo ciclo encerra inscrições na próxima terça-feira (30)
Cidades Quarta noite do Arraiá da Conquista reúne milhares de pessoas na véspera de São João
Cidades Geraldo Cardoso e Rony Barbosa encerram quarta noite do Arraiá da Conquista 2026 com casa cheia
Cidades Vila Junina se consolida como cenário de memórias vivas e o espaço mais acolhedor do Arraiá da Conquista
Sergipe Véspera de São João reúne diferentes estilos musicais e anima público no Arraiá do Povo
Cidades Fenômeno do brega, Natanzinho Lima arrasta multidão no Arraiá da Conquista
Acre Feira de Economia Solidária movimenta abertura do Arraial Cultural 2026 na Gameleira com vendas de alimentos e artesanato
Atibaia - SP Condições climáticas adiam desfile cívico de aniversário de Atibaia; ato cívico e atrações de aniversário estão mantidos Mín. 23° Máx. 26°