
O programa Muralha Paulista do Governo de São Paulo identificou cinco foragidos da Justiça que tentavam acessar o estádio do Corinthians, na zona leste da capital paulista, no domingo (12), para assistir ao jogo contra o Palmeiras. As prisões foram realizadas pelos policiais do 2º Batalhão de Choque.
O monitoramento, que usa imagens de reconhecimento facial e cruza essas informações com dados do Banco Nacional de Mandados de Prisão, indicou os setores aos quais os procurados tentavam ter acesso. Os policiais que faziam a segurança no jogo foram acionados e conseguiram deter os procurados.
Um dos detidos foi condenado no estado do Amazonas pelo crime de porte ilegal de arma de fogo. O homem de 35 anos foi conduzido ao posto de comando montado no estádio, onde o mandado de prisão foi confirmado.
Outro suspeito, de 40 anos, tinha um mandado de prisão preventiva em aberto pelo crime de associação para o tráfico de drogas. A prisão foi determinada pela Justiça de São Paulo. Um terceiro homem foi condenado por constrangimento ilegal e os outros dois eram procurados por dívidas de pensão alimentícia.
A parceria firmada entre a Secretaria da Segurança Pública e o clube paulista permite ainda a identificação de torcedores que tentam acessar o estádio por meio de ingressos comprados por cambistas, uso de documentos falsos ou de terceiros, mandados de prisão em aberto, ou descumprimento de ordens judiciais e sanções impostas pelo Estatuto do Torcedor. O sistema também faz o reconhecimento de pessoas desaparecidas. Caso seja identificada alguma dessas irregularidades, o acesso ao evento é bloqueado e a Polícia Militar realiza a abordagem.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo, a tecnologia amplia a capacidade de resposta das forças de segurança, dificulta a mobilidade de criminosos e reforça a segurança em grandes eventos esportivos. Desde o início da parceria com as arenas esportivas, mais de 2 milhões de torcedores foram fiscalizados.
O programa Muralha Paulista opera câmeras interligadas, distribuídas entre leitores de placas, equipamentos de reconhecimento facial e dispositivos de monitoramento em tempo real. A rede integra câmeras e sensores de órgãos públicos e privados a bases de dados e informações de localização, ampliando a capacidade de análise e resposta das forças policiais, operacionais e especializadas.
As câmeras do Muralha Paulista cruzam informações com o Banco Nacional de Mandados de Prisão e utilizam reconhecimento facial para identificar automaticamente foragidos da Justiça. Também contribuem para monitorar e ajudar a organizar o trânsito, localizar pessoas desaparecidas e veículos furtados ou roubados por meio da leitura e análise de placas.
A tecnologia restringe rotas de fuga, dificulta a movimentação dos criminosos e aumenta a capacidade de resposta das forças de segurança. Uma vez identificados e presos, os autores têm reduzida a possibilidade de reincidência nesses tipos de crimes.
São Paulo Em fase final de construção, Travessia Subaquática Santos–Guarujá vai solucionar problema histórico de escassez hídrica na região
Piauí Agrespi realiza consulta para regulamentar obras de abastecimento e saneamento na Microrregião de Água e Esgoto do Piauí
São Paulo Cidade de São Paulo avança de 86% para 94% no índice de tratamento de esgoto e se aproxima da universalização
Piauí Governo do Estado inicia construção de estrada que vai beneficiar comunidades rurais de Amarante
Piauí Agrespi abre consulta pública para regulamentar abastecimento emergencial de água por carros-pipa durante a seca no Piauí
Legislativo - MS Luto: Aos 45 anos, Grazielle Machado deixa marca na história da representação feminina da ALEMS
Acre Educação do Acre distribui 1,1 mil kits escolares para estudantes de Capixaba
Câmara de Dourados Elias Ishy leva vivências do interior de MS para debate sobre agricultura familiar e crise climática
Piauí Agrespi abre consulta pública para regulamentar abastecimento emergencial de água por carros-pipa em situações de seca no Piauí Mín. 23° Máx. 26°