
O governador Fábio Mitidieri acompanhou, na manhã deste sábado, 11, as obras emergenciais de reparo na Adutora do São Francisco, no município de Cedro de São João. A intervenção é considerada estratégica por se tratar do principal sistema de abastecimento hídrico do estado, responsável por atender Aracaju e toda a região metropolitana.
A ação foi iniciada após a identificação de vazamentos em pontos da estrutura, que possui 96 quilômetros de extensão e tubulação de grande porte, com 1.200 milímetros de diâmetro. O sistema realiza a captação de água no município de Telha até a Estação de Tratamento de Água (ETA), em Nossa Senhora do Socorro.
Ao acompanhar de perto os trabalhos, o governador destacou a importância da intervenção. “Estamos tratando de um dos principais sistemas de abastecimento do estado. É uma ação necessária, feita com responsabilidade, para garantir segurança e continuidade no fornecimento de água para a população. Montamos uma operação emergencial para reduzir os impactos e seguimos trabalhando para normalizar o abastecimento o mais rápido possível”, afirmou.
De acordo com o presidente da Deso, Luciano Góes, o problema foi detectado durante uma inspeção técnica preventiva em toda a adutora. “Foi identificado um vazamento em uma válvula de descarga. As equipes estiveram acompanhando durante toda a semana, realizaram a limpeza do local e, agora, já iniciaram a substituição do material danificado”, explicou.
Ainda segundo o gestor, a paralisação do sistema também está sendo aproveitada para a execução de outras melhorias. “Vamos realizar mais três intervenções na linha 2 da adutora. Essa parada foi planejada não só para corrigir o problema, mas para melhorar o funcionamento de toda a estrutura que abastece Aracaju e região”, destacou.
O cronograma da operação teve início na sexta-feira, 10, com a redução de 25% da vazão a partir das 16h, seguida da paralisação total do sistema à meia-noite. Os reparos começaram às 5h deste sábado, com previsão inicial de conclusão às 17h, mas, segundo a equipe técnica, há possibilidade da conclusão dos trabalhos em tempo recorde.
A expectativa é que o abastecimento comece a ser retomado na tarde deste sábado, de forma gradual. “A água deve chegar inicialmente com vazão entre 2 e 3 mil litros por segundo, com baixo volume nas torneiras. A normalização completa ocorre após a pressurização total das duas linhas”, explicou Luciano Góes.
O secretário de Estado da Infraestrutura, Luiz Roberto, reforçou que o planejamento foi feito para reduzir os impactos à população. “Pedimos que a população fizesse a reservação de água, porque o desabastecimento pode variar entre 24 e 72 horas, dependendo da localidade. O serviço está dentro do previsto, e o reabastecimento será gradativo, o que é natural nesse tipo de operação”, afirmou.
Durante a interrupção, um plano de contingência foi acionado, a Iguá disponibilizou 60 carros-pipa, priorizando hospitais, serviços essenciais e áreas mais críticas.
A causa do rompimento ainda está sendo apurada, mas há indicativos preliminares de desgaste natural da estrutura ou fatores operacionais. Enquanto isso, as equipes seguem mobilizadas para garantir a retomada plena do fornecimento de água no menor tempo possível.







Sergipe Crianças aprovam atividades desenvolvidas pela Estação Acolher durante os festejos juninos
Sergipe Previsão indica semana com predomínio de chuvas fracas em Sergipe
Sergipe Véspera de São João terá Luanzinho Moraes e Painel de Controle no Arraiá do Povo
Sergipe Seasic garante inclusão e participação do público surdo com Intérpretes de Libras no Arraiá do Povo
Sergipe PAA Estadual distribui mais de 14 toneladas de alimentos para famílias de Santana do São Francisco
Sergipe Governo do Estado garante acessibilidade e inclusão nos festejos juninos com espaços e ações inclusivas Mín. 23° Máx. 26°