
A jornalista e comunicadora Maria Cândida está no Acre para ministrar palestras nas edições especiais do programa Desperte a Liderança que Existe em Você, com o tema Liderança Feminina, a serem realizadas em Tarauacá e Rio Branco. A iniciativa é uma ação do governo do Estado, por meio da Secretaria de Governo (Segov), com o objetivo de fortalecer o protagonismo social e o desenvolvimento humano nas comunidades acreanas, conforme explica o secretário da pasta Luiz Calixto.
“A programação é aberta ao público e reúne lideranças comunitárias, profissionais de diversas áreas e mulheres interessadas em fortalecer sua atuação. A iniciativa representa uma oportunidade inspiradora para impulsionar novas histórias de protagonismo feminino no Acre. Às vezes, é numa palestra que a gente ouve uma frase ou vê um exemplo que pode ajudar a melhorar a vida; por isso, investimos nesse tipo de ação que fortalece das nossas lideranças e despertam o potenciais de desenvolvimento das pessoas”, reforçou o secretário.

Maria Cândida tem mais de 30 anos de carreira como comunicadora e atualmente dedica-se a ministrar palestras sobre temas femininos. Durante as palestras, a jornalista destaca a importância de ressignificar o conceito de liderança e incentivar o protagonismo feminino desde a base. “Nesta palestra, convido as mulheres a fazer uma reflexão profunda sobre liderança. Durante muito tempo, a gente acreditou que liderança é ocupar um cargo alto, ser chefe, mandar em equipes. Mas liderança, na verdade, começa muito antes disso: começa quando uma mulher percebe que a voz dela importa”, afirmou.
Outro ponto ressaltado é a trajetória histórica das mulheres e os avanços conquistados ao longo do tempo. “Também trago nesta palestra uma linha do tempo mostrando como as mulheres conquistaram espaço ao longo da história. Não faz tanto tempo assim, pensarmos que nem podíamos votar, trabalhar em certas profissões ou tomar decisões sobre a própria vida”, explicou.
Apesar dos avanços, ela chama atenção para os desafios ainda enfrentados. “Hoje temos mulheres brilhando como CEOs, cientistas, líderes, mas ao mesmo tempo ainda enfrentamos desigualdade salarial, preconceito etário, feminicídio e situações de invisibilidade”, pontuou.
A palestrante também compartilha experiências pessoais ao longo da carreira. “A palestra reúne dados, história e também a minha trajetória pessoal. Relato momentos da minha carreira no jornalismo e como fui entendendo que liderança também é ter coragem de abrir caminhos para outras mulheres”, disse.

Ao ampliar a abordagem, Maria Cândida destaca que o foco também está no protagonismo feminino. “Mais do que falar de liderança nesta palestra, no sentido tradicional, vou falar de protagonismo, de mulheres que decidem ocupar espaço, se reinventar, aprender coisas novas e continuar influenciando o mundo ao redor delas, mas, principalmente, a si mesmas. A ideia é que cada mulher que estiver ali saia com uma pergunta: onde está a liderança que elas ainda não tive coragem de viver?”, afirmou.
Ela reforça que a proposta é provocar reflexão e despertar novas possibilidades. “ A partir dessa pergunta, tenho certeza que muitas sairão de lá com muitos insights e com a certeza de que ainda há muito por realizar. E que podem, de repente, resgatar aquele sonho que tinha quando eram jovens, antes de terem filhos, aquela ideia que ficou para trás, e começar a desenvolver tudo isso”, completou.
Ao final, Maria Cândida reforçou a mensagem central dos encontros. “No fundo, o que quero é que cada mulher saia dali percebendo que a liderança não está apenas nos cargos. Ela está na atitude, na voz e na potência que cada uma carrega. Muitas vezes, elas esquecem disso, mas vamos fazê-las lembrar.”, concluiu.
Por meio do programa Desperte a Liderança que Existe em Você , custeado com recursos de emendas parlamentares, já estiveram no Acre, para ministrar palestras, nomes de destaque nacional, como o ex-jogador Zico, em Rio Branco; a ex-atleta Hortência Marcari, em Sena Madureira; o Coronel do Bope, André Batista, em Brasiléia; e o paratleta Fernando Fernandes, em Cruzeiro do Sul, além de Joseane Correa. Agora, é a vez de Maria Cândida levar sua palestra ao público acreano, em duas apresentações.
As palestras serão realizadas no dia 8 de abril, em Tarauacá, no Ginásio Ruynet Lima de Matos, às 17h30, e no dia 9 de abril, em Rio Branco, no auditório do Detran-AC, também às 17h30.
A entrada é totalmente gratuita e aberta ao público.
The post A convite do governo do Estado, jornalista Maria Cândida ministra palestras sobre liderança feminina em Tarauacá e Rio Branco appeared first on Noticias do Acre .
Acre Torcida acreana se reuniu na Concha Acústica para assistir à terceira partida da Copa Do Mundo
Legislativo - MS Jamilson Name cobra reposição urgente de medicamentos em unidades de saúde de Campo Grande
Cuiabá - MT Em celebração na Rua Lages, prefeito confirma quatro telões e inclui via sem asfalto para próximo jogo
Gestão Governo de Minas expande Sei!MG Municípios para outras cidades e inicia implantação da versão 5.0 do sistema
São Paulo SP POD: Tabela SUS Paulista reativa mais de 8 mil leitos em todo estado, afirma secretário da Saúde
Acre Polícia Civil do Acre reforça estrutura operacional com entrega de novas viaturas para unidades de Rio Branco
Rondônia Ponte sobre o Rio Pimenta Bueno na RO-495 no Cone Sul entra na etapa final e tem tráfego liberado
Acre Segurança Pública realiza dia D da Operação Virtude com manhã de atividades para idosos em Brasileia
Indústria, Com... Paraná ganha espaço na indústria brasileira desde 2018 e produção chega a R$ 184 bilhões Mín. 25° Máx. 26°