
O Governo de Sergipe, por meio da Subsecretaria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Spdec), em parceria com o Ministério Público do Estado de Sergipe (MPSE), promoverá, no dia 13 de abril, a partir das 8h, na sede do MPSE, localizada no Centro Administrativo Governador Augusto Franco, no bairro Capucho, em Aracaju, o Seminário Integrado de Gestão de Riscos e Desastres, que tem como objetivo fortalecer a atuação integrada entre as instituições, ampliando a capacidade de planejamento, coordenação e resposta frente a eventos adversos em todo o território sergipano.
A ação, conduzida pela Subsecretaria Estadual de Proteção e Defesa Civil, será voltada para coordenadores municipais de Proteção e Defesa Civil, gestores públicos e equipes técnicas das secretarias envolvidas, com o intuito de promover alinhamento técnico, padronização de procedimentos, organização institucional e maior eficiência nas atividades voltadas à redução de riscos e desastres.
De acordo com o Subsecretário Adjunto da Subsecretaria Estadual de Proteção e Defesa Civil, tenente-coronel Silvio Leonardo Vieira Prado, a parceria trará boas novidades. “Este é o primeiro seminário em proteção e defesa civil integrado entre as duas instituições e terá como destaque uma ferramenta inovadora que auxiliará no planejamento das ações de prevenção, mitigação, resposta e recuperação, além de estruturar as responsabilidades de cada setor envolvido”, explica.
O subsecretário estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Luciano Queiroz, destaca a relevância da iniciativa. “Nosso objetivo é tornar Sergipe cada vez mais preparado para enfrentar situações adversas, com capacidade de resposta eficiente e recuperação ágil, por meio da integração entre os órgãos e do planejamento estratégico e contribuir para a organização das atribuições institucionais e o fortalecimento da gestão integrada”, ressalta.
A programação inclui, ainda, a concessão da Medalha de Mérito da Defesa Civil de Sergipe, em reconhecimento às instituições e profissionais que se destacam nas atividades relacionadas e dentro do campo de proteção e defesa civil.
A realização do seminário reafirma o compromisso do Governo do Estado por meio da Defesa Civil Estadual e do MPSE com o fortalecimento das políticas públicas voltadas à gestão de riscos e desastres, promovendo maior segurança e proteção à população sergipana.

São Paulo Ex-moradora de rua da capital refaz sua vida em Casa Terapêutica do Governo de SP
Piauí OPA 2026-2027: Orçamento Participativo Digital encerra votação com recorde de 245 mil votos e 139 propostas eleitas em cinco cidades do Piauí
Sergipe Diego e Victor Hugo e Vitor Fernandes animam a última sexta-feira do Arraiá do Povo 2026
São Paulo Operação da Polícia de SP prende líder de ‘arrastadores’ que extorquiam passageiros no Aeroporto de Guarulhos
São Paulo Dia Nacional do Diabetes: com aumento de 97% nos atendimentos, SP reforça importância do diagnóstico precoce da doença
Mato Grosso do Sul MS avança na modernização das rodovias estaduais para qualificar infraestrutura e favorecer o cidadão Mín. 25° Máx. 26°