

Um sonho guardado por mais de duas décadas finalmente ganhou forma. A Vila Paulo Fonteles agora abriga o novo Polo Joalheiro de Parauapebas, inaugurado nesse sábado, 28. A iniciativa representa um marco para o desenvolvimento da região, unindo geração de renda, qualificação profissional e valorização das riquezas minerais locais. O polo nasce com a proposta de funcionar como um centro de formação e produção, voltado especialmente para lapidação de pedras e confecção de joias.
A região, localizada a poucos quilômetros do Garimpo das Pedras, está inserida em uma das maiores províncias minerais do mundo, com abundância de quartzo, ametistas e topázios. O idealizador do projeto, Mazinho da Paulo Fonteles destacou a emoção de ver o plano sair do papel após anos de espera. “Hoje é um dia ímpar. É a realização de um sonho adormecido há mais de vinte anos. Agora, com a inauguração do polo e o apoio do governo, vamos poder dar oportunidade para que jovens e mulheres aprendam uma profissão e desenvolvam a arte da joalheria”, afirmou.



A expectativa é que, além da capacitação, o espaço também impulsione a comercialização e até a exportação das peças produzidas, fortalecendo a economia local e ampliando as oportunidades para os trabalhadores da área. O projeto também deve contribuir para o turismo, agregando valor a um território já conhecido por suas belezas naturais e potencial mineral.

Durante a inauguração, o prefeito Aurélio Goiano ressaltou a importância da iniciativa para transformar a realidade de muitas famílias. “O polo joalheiro vai mudar o direcionamento da vida de muita gente. Muitos vão deixar de buscar alternativas fora e poderão se profissionalizar aqui, se tornando artesãos e joalheiros. Isso representa oportunidade, renda e dignidade para a nossa população”, enfatizou.
O prefeito também reforçou o potencial turístico de Parauapebas, citando atrativos como o Garimpo das Pedras, o Rio Itacaiúnas, o Parque Nacional dos Campos Ferruginosos e a Floresta Nacional de Carajás. Com a estrutura física já entregue, a próxima etapa será a implantação de equipamentos e a oferta de cursos profissionalizantes, consolidando o polo como um espaço de formação, produção e inovação. “Com muito trabalho e dedicação, seguimos juntos reconstruindo Parauapebas”, concluiu o prefeito.


Serviços para a população
Durante a programação, a Prefeitura também levou uma série de serviços gratuitos à população, transformando o momento em uma grande ação de cidadania. Foram ofertados atendimentos de saúde por meio da Carreta da Mulher, com foco no cuidado feminino, além de van odontológica, vacinação e sessões de massoterapia. A comunidade também teve acesso à atualização do CadÚnico, oficinas e agendamentos para emissão de documentos, garantindo mais acesso a direitos e serviços essenciais.
Reportagem: Morgana Albuquerque
Fotos: Clemilson Xadrez
Assessoria de Comunicação/PMP – 2026


Piauí Dia do Metrologista: Imepi reforça papel das medições precisas para proteção do consumidor e qualidade dos produtos
São Paulo Programa Trampolim do Governo de SP abre inscrições para mais de 1,6 mil vagas em cursos gratuitos
Câmara de Dourados Câmara de Dourados antecipa sessão ordinária de segunda-feira em razão do jogo da Seleção Brasileira
Alagoas Uneal promove evento internacional com pesquisadores do Brasil e exterior em Arapiraca
São Paulo Governo de SP recomenda dose zero contra sarampo para bebês de 6 a 11 meses na capital e em Guarulhos
Piauí Piauí participa de seminário internacional sobre fortalecimento das ouvidorias públicas em Brasília
Marabá - PA Gestão: Pagamento do salário dos servidores referente ao mês de junho estará disponível nesta sexta-feira, 26 de junho
Bahia Últimos dias para visitar exposição que reúne nomes da arte moderna e contemporânea no MAM-BA
Legislativo - MS Arraiá ALEMS: 4ª edição da festa junina é realizada neste sábado com entrada gratuita Mín. 25° Máx. 26°