
A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Transparência, Controle e Prevenção à Corrupção (STPC), apresentou a experiência do município na implantação das políticas de Governo Aberto para alunos do curso de Compliance e Governança no Setor Público do instituto Insper. Fundado em 1987, o Insper – Educação Executiva é uma instituição sem fins lucrativos, referência em ensino e pesquisa no Brasil.

O trabalho exitoso de Vitória da Conquista foi apresentado, nesta quinta-feira (26), durante a aula sobre Governo Aberto e Dados Abertos, a convite da professora Maria Dominguez, doutoranda em Ciência Política e pesquisadora do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Durante a apresentação foi abordado o processo de seleção como membro local da Open Government Partnership (OGP), a cocriação do 1º Plano de Ação em Governo Aberto, os desafios, avanços e o apoio político para implementação dos compromissos.
Para o secretário da STPC, Mateus Novais, apresentar o trabalho desenvolvido pelo Município de Vitória da Conquista para um grupo de alunos do Insper, que reúne pesquisadores e servidores públicos de diversos governos locais é muito gratificante. “Ficamos muito felizes em receber um convite como este do Insper, principalmente para apresentar uma experiência de grande êxito que estamos desenvolvendo em parceria com diversos atores da sociedade civil, em prol da melhoria da população conquistense”, comemorou o secretário.

Em abril de 2024, Vitória da Conquista se tornou o primeiro município da região Nordeste do Brasil a ser selecionado no programa Membro Local da Open Government Partnership (OGP). Em maio de 2025, durante a programação da Open Gov Week 2025 (Semana Internacional de Governo Aberto), a prefeita Sheila Lemos assinou o decreto que institui oficialmente o 1º Plano de Ação em Governo Aberto de Vitória da Conquista.
Desde então, a Administração Municipal entregou o portal de serviços Conecta Conquista, a ferramenta de escuta popular Governando Com as Pessoas, novas funcionalidades do Portal da Transparência, o modulo de gestão do Painel da Ouvidoria e está em fase final de estruturação da Sala Virtual dos Conselhos.
Governo Aberto
Para a OGP, Governo Aberto é aquele que coloca o cidadão como prioridade e adota medidas concretas para o fortalecimento da transparência das informações e atos governamentais, combate à corrupção, fomento à participação cidadã, responsabilidade na gestão dos recursos públicos, integridade nos setores público e privado, entre outros objetivos. Essa nova forma de interação político-administrativa melhora a relação entre pessoas e governos e traz benefícios de longo prazo para fortalecer as democracias e o crescimento inclusivo.
Rondônia Encontro formativo fortalece mediação de conflitos e cultura de paz nas escolas estaduais
Marabá - PA 39º Festejo Junino: Comdim e Coordenadoria fortalecem rede de proteção às mulheres com estande de conscientização
Bahia SPM leva campanha Oxe, Me Respeite! a mais de 30 municípios da Bahia durante os festejos juninos
Dourados - MS Casa da Acolhida tem regras para abrigar e prioridade são pessoas vulneráveis
Acre Alegria e nostalgia marcam a terceira noite do Arraial Cultural no Palco Saudade do Seringal
Mato Grosso do Sul UFN-III retoma obras e coloca Mato Grosso do Sul no centro da estratégia nacional para produção de fertilizantes
Alagoas Nise supera 46 mil atendimentos em maio e consolida nova era digital na Sefaz
Sergipe Centros odontológicos estaduais ultrapassam 10 mil atendimentos no primeiro semestre de 2026
Piauí Governador visita e inaugura obras de asfaltamento em quatro municípios da região de São José do Peixe neste sábado (27) Mín. 25° Máx. 26°