
O governador de Minas Gerais, Mateus Simões, participou, nesta quinta-feira (26/3), da cerimônia de transferência simbólica da capital do estado para Uberlândia. O momento contou com a presença de autoridades, convidados e da população. A cidade do Triângulo Mineiro será a capital de Minas até este sábado (28/3).
As transferências vão se repetir em outras 19 cidades até junho e fazem parte da iniciativa Governo Presente, cujo objetivo é reconhecer a importância e valorizar cada uma das regiões mineiras, além de possibilitar ao chefe do Executivo conhecer ainda mais de perto as demandas dos moradores locais, incluindo cidades ao redor da capital provisória.
| ||||
"Eu fico muito feliz com a oportunidade de começar esse giro pelo interior a partir de Uberlândia. Quem melhor para representar esse interior do estado do que a segunda maior cidade de Minas?", disse o governador Mateus Simões. | ||||
| ||||
"A maior do interior, e aquela que alcançou essa posição não porque historicamente fosse grande, mas alcançou esse feito por conta do esforço da população", completou o chefe do Executivo estadual.
Mateus Simões frisou o compromisso do Governo de Minas com todas as cidades do interior. "Em cada um dos meus dias, meu compromisso é de trabalhar para que o interior continue guiando o nosso estado em direção a mais desenvolvimento. Eu tenho muito orgulho do nosso Triângulo Norte, e muito orgulho do governo que eu represento para Minas Gerais".
Fortalecimento do interior
Com as transferências simbólicas da capital, o Governo de Minas quer dar destaque ao papel estratégico desempenhado pelos municípios mineiros no fortalecimento das políticas públicas, na descentralização administrativa e na promoção do desenvolvimento regional.
As transferências reforçam a importância de aproximar a administração pública estadual das diversas regiões de Minas Gerais, estimulando o diálogo federativo, a articulação institucional e a presença do Estado nos territórios.
Com isso, a transferência simbólica e temporária da capital permite ampliar a participação cidadã, valorizar as identidades locais e fortalecer a construção de políticas públicas alinhadas às necessidades específicas de cada região.
Rondônia Encontro formativo fortalece mediação de conflitos e cultura de paz nas escolas estaduais
Marabá - PA 39º Festejo Junino: Comdim e Coordenadoria fortalecem rede de proteção às mulheres com estande de conscientização
Bahia SPM leva campanha Oxe, Me Respeite! a mais de 30 municípios da Bahia durante os festejos juninos
Dourados - MS Casa da Acolhida tem regras para abrigar e prioridade são pessoas vulneráveis
Acre Alegria e nostalgia marcam a terceira noite do Arraial Cultural no Palco Saudade do Seringal
Mato Grosso do Sul UFN-III retoma obras e coloca Mato Grosso do Sul no centro da estratégia nacional para produção de fertilizantes
Alagoas Nise supera 46 mil atendimentos em maio e consolida nova era digital na Sefaz
Sergipe Centros odontológicos estaduais ultrapassam 10 mil atendimentos no primeiro semestre de 2026
Piauí Governador visita e inaugura obras de asfaltamento em quatro municípios da região de São José do Peixe neste sábado (27) Mín. 25° Máx. 26°