
Uma nova iniciativa de educação ambiental está saindo do papel. Após o ciclo de atividades do Projeto Felis, promovido pelo Núcleo de Atenção à Saúde do Trabalhador (Nast) junto à Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep), uma demanda foi identificada: a necessidade de sensibilizar comerciantes e moradores sobre o descarte correto de resíduos sólidos.

O Projeto Felis, que iniciou suas ações na Sesep, em junho do ano passado e encerrou este ciclo esse mês, foca na saúde mental e no bem-estar dos servidores. Durante as dinâmicas e escutas, os trabalhadores que atuam diretamente na limpeza urbana — especialmente nas regiões do Centro e do Bairro Brasil — relataram um transtorno em sua rotina de trabalho.
“Nossos servidores fazem a varrição e a limpeza das ruas, mas, logo após a execução do serviço, alguns comerciantes ou recicladores acabam descartando lixo fora do horário, gerando um retrabalho e prejudicando a estética e a higiene da cidade”, explicou go erente de Limpeza Pública da Sesep, Thiago Lélis.
Diante desse cenário, o Nast e a Sesep, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), desenvolveram materiais informativos para educar o setor comercial e a população em geral.
As principais frentes da campanha incluem distribuição de panfletos com orientações diretas sobre os horários corretos de coleta e a forma adequada de acondicionar o lixo; educação ambiental, que foca na conscientização de que manter a cidade limpa é uma responsabilidade compartilhada entre poder público e munícipes, e divulgação de informações e cronogramas de coleta nos canais oficiais da Prefeitura.
Para psicóloga Leila Lopes, representante do Nast, o encerramento desta etapa do Felis na Sesep superou as expectativas. “Os servidores abraçaram a proposta e solicitaram até mais ações voltadas para a saúde mental e o conhecimento do Regime Jurídico Único (RJU)”, destacou. O resultado satisfatório do projeto permitiu que o foco se expandisse para melhorias práticas no cotidiano dessas equipes, como é o caso da nova campanha de descarte de lixo.
A prefeitura reforça que a colaboração de cada cidadão é essencial para manter o trabalho das equipes de limpeza eficaz e a cidade mais agradável para todos.


São Paulo Veja por onde passa a adutora que vai transportar, pelo mar, 500 litros de água tratada por segundo para o Guarujá
São Paulo Construção da Linha 6-Laranja gera mais de 11 mil empregos diretos
Mato Grosso do Sul Com apoio parlamentar, Governo de Mato Grosso do Sul destina R$ 7,4 milhões à agricultura familiar
Mato Grosso do Sul Guichê 60+ aproxima pessoas idosas do mundo digital e garante acesso aos serviços do Detran-MS
Sergipe Última sexta-feira do Arraiá do Povo 2026 anima o público com forró, sertanejo e piseiro
Sergipe Última sexta-feira do Arraiá do Povo 2026 anima público ao atrair nomes do forró, sertanejo e piseiro
Gurupi - TO Prefeitura de Gurupi fortalece política ambiental e destina cerca de uma tonelada de resíduos eletrônicos para reciclagem especializada
Bahia Campeonato Brasileiro de Judô Cadete 2026 reúne atletas de todo o Brasil em Simões Filho neste final de semana
Bahia Estado fortalece creches comunitárias com equipamentos para ampliar a segurança alimentar na primeira infância Mín. 25° Máx. 26°