
O Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, que integra a rede hospitalar do Governo da Paraíba, em Campina Grande, promoveu,nessa quinta-feira (19),uma ação educativadesaúde bucal voltada às crianças atendidas na unidade.
A iniciativa, realizada em alusão ao Dia Mundial de Prevenção à Saúde Bucal, teve como tema “Pequenos cuidados, grandes sorrisos” e combinou momentos de aprendizado e diversão para alertar os pequenos sobre a importância dos cuidados com os dentes desde a infância.
A ação foi realizada por profissionais da equipe de Odontologia da unidade hospitalar, em parceria com o Serviço Social, que organizaram atividades lúdicas e orientações práticas sobre escovação, ensinando às crianças como cuidar da higiene bucal.
Segundo Bethânia Passos, coordenadora do Serviço de Odontologia Hospitalar, a iniciativa tem como objetivo destacar que a saúde, de modo geral, começa com os cuidados com a higiene bucal.
“Entendendo que a cárie é uma doença bacteriana que pode se disseminar pela corrente sanguínea, levando a complicações mais graves, como endocardite bacteriana e doenças nefrológicas, entre outras enfermidades, devemos sempre promover campanhas de orientação sobre os cuidados com a saúde bucal”, destacou a profissional.
O jovem paciente Felipe Costa, de 15 anos, internado há um dia na enfermaria pediátrica, disse que gostou muito das orientações e do brinde que recebeu da equipe.“Achei muito bom. Muito legal virem até o quarto para explicar sobre a higiene bucal”, disse Felipe.
Dona Giselli da Costa, mãe de Felipe,ambos de Nova Floresta, ressaltou a importância da ação tanto para as crianças e jovens quanto para os adultos que os acompanham.“Ação muito louvável para nós que estamos aqui. Além de aprender algo bom para a nossa saúde, ainda ajuda a gente a se desligar um pouco dos nossos problemas, já que estamos em um hospital”, disse Giselli.
Já dona Izabel Cristina de Oliveira, que acompanha o filho Guilherme Oliveira, de 10 anos, que passou por um procedimento cirúrgico para tratar uma apendicite,tambémavaliou a ação como positiva.
Segundo ela, além das explicações sobre cuidados com a saúde bucal, a simpatia da equipe e a distribuição de lembrancinhas tornam a estadia na unidade de saúde mais agradável.
A gerente do Serviço Social, Mairan Agra, destaca que o setor tem atuação constante em ações educativas, com foco especial na promoção da saúde.“Planejamos uma ação educativa com foco formativo. Reforçamos a importância da prevenção e da promoção da saúde bucal ensinando, de maneira lúdica, a forma correta de escovar os dentes”, afirmou Mairan.
Na ocasião, os dentistas, responsáveis por explicar os cuidados com a saúde bucal utilizaram escovas coloridas e linguagem acessível. Eles falaram, de forma divertida, sobre a importância da escovação correta e dos bons hábitos de higiene.

Alagoas Semarh informa que chuvas diminuem, mas alerta para Estado de Atenção
São Paulo ‘Rei da máfia dos fiscais’ é capturado pela Polícia Militar de SP durante evento em Mairiporã
São Paulo Programa Bom Prato servirá macarronada com frango assado aos domingos
Cuiabá - MT Craques da Natureza realiza 2ª edição com plantio de mudas na região do Pedra 90
Cidades Prefeitura manifesta pesar pelo falecimento da servidora Noeme Silva Santos
Cidades Operação do transporte coletivo será alterada nesta segunda-feira por conta do jogo da Seleção Brasileira
São Paulo São Paulo envia reforço operacional e tecnológico para missão humanitária na Venezuela
Cidades Partida do Campeonato Masculino de Futebol Amador deste sábado é transferida para o Estádio Lomanto Júnior
São Paulo Equipe especializada do Governo de SP chega à Venezuela para ajudar vítimas de terremoto Mín. 25° Máx. 26°