
O governador Tarcísio de Freitas encaminhou à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) um projeto de lei que promove uma ampla modernização na carreira da Polícia Militar. A proposta atualiza as regras de efetivo, reorganiza quadros, destrava promoções e estabelece critérios mais objetivos de progressão funcional, com impacto direto na valorização profissional e na eficiência operacional da corporação.
“A medida torna a jornada profissional do policial mais justa e previsível, com valorização real. Para a população, isso representa mais uma tropa mais motivada para o atendimento”, afirma Tarcísio.
O projeto prevê a extinção da graduação de soldado de 2ª classe. Com isso, o ingressante passará a ser aluno-soldado e, ao concluir o curso de formação, será promovido automaticamente a soldado PM de 1ª classe. A medida também viabiliza a promoção de 10.608 soldados, com aumento médio de R$ 480 no salário bruto.
Além disso, será implantado um cronograma escalonado para a promoção de soldados com mais de cinco anos ao posto de cabo, com início em dezembro de 2026 e conclusão até dezembro de 2028. A proposta inclui ainda reajuste salarial linear de 10% para a categoria.
O impacto financeiro estimado é de R$ 15 milhões em 2026, R$ 156,2 milhões em 2027 e R$ 252,3 milhões em 2028, em conformidade com os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal. Se aprovado, o projeto elevará o salário inicial do soldado PM em São Paulo vai subir de R$ 5.531,88 para R$ 6.085,07.
Segundo o secretário estadual da Segurança Pública, Osvaldo Nico Gonçalves, a medida tem impacto direto na eficiência operacional. “Esse modelo reduz gargalos históricos, organiza o fluxo de promoções e alinha o efetivo às necessidades reais do serviço. É uma mudança estruturante, que valoriza o policial e aumenta a capacidade de resposta da corporação”, destacou.
Para dar maior fluidez ao sistema de promoções, o projeto estabelece regras para a transferência à reserva de oficiais e subtenentes que já tenham tempo para aposentadoria, mas que ainda não atendam aos requisitos para promoção ou permaneçam estagnados na carreira.
Na área de formação, a proposta prevê a criação de dupla titulação em Direito para oficiais formados pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco. O curso de habilitação ao Quadro de Oficiais Especialistas (QOE) passará a ser exclusivo para subtenentes, reforçando a qualificação e a profissionalização do acesso ao oficialato. O projeto tramita em regime de urgência na Alesp.
Alagoas Semarh informa que chuvas diminuem, mas alerta para Estado de Atenção
São Paulo ‘Rei da máfia dos fiscais’ é capturado pela Polícia Militar de SP durante evento em Mairiporã
São Paulo Programa Bom Prato servirá macarronada com frango assado aos domingos
Cuiabá - MT Craques da Natureza realiza 2ª edição com plantio de mudas na região do Pedra 90
Cidades Prefeitura manifesta pesar pelo falecimento da servidora Noeme Silva Santos
Cidades Operação do transporte coletivo será alterada nesta segunda-feira por conta do jogo da Seleção Brasileira
São Paulo São Paulo envia reforço operacional e tecnológico para missão humanitária na Venezuela
Cidades Partida do Campeonato Masculino de Futebol Amador deste sábado é transferida para o Estádio Lomanto Júnior
São Paulo Equipe especializada do Governo de SP chega à Venezuela para ajudar vítimas de terremoto Mín. 25° Máx. 26°