
O Museu Geológico da Bahia, localizado no Corredor da Vitória, será palco do Ciclo de Palestras: O Futuro da Mineração, no dia 16 de março, das 13h às 18h. O evento promovido pela empresa Mineral & Mineração, tem como tema Pesquisa, Meio Ambiente, Inovação e Tecnologia. Reunirá especialistas, pesquisadores e representantes da cadeia mineral no auditório do museu para discutir os caminhos do setor diante da transição energética e dos avanços tecnológicos.
Em meio às comemorações de 51 anos de história, o MGB, administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), reafirma o seu papel como referência científica e da geociência ao abrir as portas para um debate estratégico sobre mineração. Essa iniciativa busca unir a preservação do patrimônio geológico à discussão sobre a Bahia como fronteira global na produção de minerais críticos, destacando a relevância do estado neste cenário.
Elizandra Pinheiro, coordenadora técnica do MGB, declara: ‘’O Museu Geológico da Bahia sente-se honrado pela escolha deste espaço científico e cultural para realização do evento de relevância para a comunidade das geociências.’’ Além de estimular a troca de conhecimento entre os diferentes atores da cadeia mineral, o ciclo de palestras se consolida como um encontro técnico-estratégico voltado à discussão das principais tendências, inovações tecnológicas e desafios do mercado mineral atual.
A programação inclui a palestra sobre geologia econômica da Bahia, ministrada por Carla Martins, da Agência Nacional de Mineração (ANM), além da participação da coordenadora de mineração da SDE, Ana Cristina Magalhães, que apresentará as perspectivas do setor para 2026. O evento também contará com a presença do presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), Henrique Carballal, que discutirá sobre os aspectos geológicos favoráveis à mineralização no território baiano.
“Ao propor o ciclo de palestras ‘O Futuro da Mineração’, buscamos colocar em pauta discussões essenciais que orientam o setor. A Bahia tem potencial para se destacar nesse contexto, e o evento surge como uma oportunidade de fortalecer seu papel no cenário dos minerais críticos e estratégicos, além de conectar conhecimento, promover inovação e impulsionar o desenvolvimento sustentável do setor mineral”, afirma a organizadora do evento, Zilda Pena.
Confira a programação completa no site da SDE .
Fonte
Ascom/SDE
Piauí Rafael Fonteles entrega asfaltamento de avenida e reforça conjunto de investimentos em Nazaré do Piauí
PREVENÇÃO E CU... Seju fortalece rede de prevenção às drogas com iniciativas culturais e ação educativa
São Paulo PM intensifica abordagens a motociclistas em operação contra roubos e furtos de veículos em SP
SAÚDE Hospital Ophir Loyola promove campanha de doação de sangue com a torcida do Clube do Remo
Cidades Suas na Comunidade: Sétima edição de 2026 leva serviços e cidadania para moradores do Miro Cairo
Piauí Rafael Fonteles inaugura recuperação da PI-217 e destaca nova ligação entre São Francisco do Piauí e Colônia do Piauí Mín. 25° Máx. 26°