
Rondônia recebe, de 16 a 20 de março, em Porto Velho, uma visita técnica voltada ao aprimoramento da vigilância dos vírus respiratórios, com a participação de equipes estaduais, municipais e representantes nacionais e internacionais que atuam de forma integrada na análise de indicadores, fluxos de atendimento, cobertura vacinal e capacidade laboratorial. A iniciativa possibilita intensificar a integração entre vigilância sentinela da síndrome gripal (SG), vigilância universal da síndrome respiratória aguda grave (SRAG), imunização e diagnóstico laboratorial.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha destacou que o investimento em vigilância e prevenção é fundamental para garantir respostas rápidas e eficazes diante de doenças respiratórias, reforçando que a gestão estadual tem priorizado ações integradas para proteger a população e fortalecer a rede pública de saúde.
ATUAÇÃO INTEGRADA
Segundo o diretor-geral da Agevisa/RO, Gilvander Gregorio de Lima, a ação também avalia o desempenho das unidades de saúde, identifica boas práticas e propõe melhorias técnicas, além de fortalecer estratégias como o Plano de Ação da Estratégia Mosaico (foca no aprimoramento da vigilância de vírus respiratórios).
Para a gerente-técnica da Vigilância Epidemiológica da Agevisa/RO, Luma Kubota, a visita é uma troca de experiências entre as equipes permitindo identificar desafios e soluções práticas no enfrentamento de vírus respiratórios, especialmente em regiões com características específicas, como áreas de fronteira e populações indígenas.
Para o titular da Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia (Sesau), Edilton Oliveira dos Santos, a agenda representa uma oportunidade estratégica para alinhar protocolos, qualificar o atendimento e ampliar a eficiência das ações de vigilância em todo o estado. A programação inclui reuniões técnicas; visitas às unidades sentinelas, hospitais notificadores, rede de frio, salas de vacina e ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).
Participam da agenda equipes da vigilância epidemiológica, hospitalar, imunização, saúde indígena, além de representantes do Ministério da Saúde, Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). A programação inclui, ainda visitas à Policlínica Ana Adelaide, unidades hospitalares, como Cemetron e Hospital Infantil Cosme e Damião, além de reuniões técnicas e encerramento com apresentação das principais recomendações.
Fonte
Texto: Aurimar Lima
Fotos: Pedro Adilon
Secom - Governo de Rondônia
Vice-governador Governo do Estado entrega melhorias na ERS-786, em Balneário Pinhal
São Paulo Operação SP Mobile rastreia celulares levados de São Paulo para outro estado e devolve aparelhos às vítimas
Tocantins Governo do Tocantins fortalece diálogo com Japão e apresenta potencial econômico do estado em visita diplomática
Executivo Governo do Rio Grande do Sul formaliza apoio de efetivo especializado para atuar na Venezuela
ESPORTE Governo do Pará entrega novo Estádio Municipal de Breu Branco
Acre Sassaricano na Roça conquista título estadual e representará o Acre no Concurso Nacional de Quadrilhas Juninas
Caruaru - PE Público desafia o clima de despedida e segue lotando a Estação Ferroviária na reta final do São João de Caruaru
Caruaru - PE Reta final do São João de Caruaru tem Pátio de Eventos lotado e mais uma noite de sucesso
Piauí Rafael Fonteles entrega asfaltamento de avenida e reforça conjunto de investimentos em Nazaré do Piauí Mín. 25° Máx. 26°