
Agência Assembleia / Foto: Miguel Viegas
O presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão, Marcos Aurélio Freitas, participou, nesta terça-feira (17) de entrevista na Rádio Assembleia (96,9 FM), no programa Diário da Manhã. Ele discorreu sobre os investimentos e sobre a política de planejamento estratégico da Caema, para acelerar a universalização do acesso à água e ao esgotamento sanitário no Maranhão.
Durante o programa, transmitido simultaneamente pela TV Assembleia e apresentado pelo jornalista Ronald Segundo, Marco Aurélio Freitas, que também é vice-presidente nacional da Associação Brasileira de Empresas Estaduais de Saneamento (AESBE), informou que o Governo do Estado já recuperou mais de R$ 200 milhões em projetos federais paralisados (PAC 1 e PAC 2) e entregou obras que superaram R$ 100 milhões, como a ETE do Anil e as novas ETAs de Pinheiro e Chapadinha.
“Hoje, nós somos a maior empresa pública do Maranhão, pois temos um sistema com o qual nós atendemos aproximadamente 3 milhões e 500 mil pessoas na área urbana em 138 municípios do nosso estado”, declarou Marco Aurélio.
Ele salientou que a Caema, hoje, é uma empresa “eficiente, moderna e que entrega resultados”, consolidando um círculo virtuoso no qual o trabalho interno se traduz em confiança e avanço para a universalização do saneamento e a transformação da vida de milhões de maranhenses.
Ampliação de estação
O presidente da Caema destacou a obra de ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Sacavém. Com um investimento de cerca de R$ 3 milhões, a obra é uma resposta direta e contundente a um desafio histórico na capital.
Segundo ele, a capacidade de produção da ETA do Sacavém será ampliada em 75%, passando dos atuais 1.000 metros cúbicos por hora (m³/h) para 1.750 m³/h. Este volume adicional de 750 mil litros de água tratada por hora é a garantia de maior segurança hídrica e estabilidade no fornecimento, beneficiando mais de 300 mil pessoas em São Luís.
Marco Aurélio frisou que, em um movimento de comunicação e responsabilidade social, foi lançado o ‘Projeto Maraviva’. A iniciativa pioneira distribui gratuitamente água potável de alta qualidade, a mesma tratada com rigor nos sistemas Sacavém e Italuís, em grandes eventos públicos. O Maraviva transcende a engenharia para tocar na percepção pública, criando pontos de contato positivos e demonstrando na prática a excelência da água fornecida.
Marco Aurélio Freitas ressaltou: “Queremos provar para todos que a água que entregamos é excelente, e a nossa envasadora é esse instrumento de fortalecimento institucional”.
Em transmissão simultânea e ao vivo, o ‘Diário da Manhã’ pode ser acompanhado de segunda a sexta-feira, das 9h às 9h30, pela Rádio Assembleia (96.9 FM) e pela TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309), além do canal do Youtube.
ALEMA Gedema promove Manhã Junina voltada a alunos do programa Sol Nascente
QUALIFICAÇÃO Trilha de Capacitação em Bioeconomia forma rede de multiplicadores no Pará
São Paulo Equipes paulistas avançam nas ações de resposta ao terremoto na Venezuela
Bahia Mais de R$ 45 milhões em obras de pavimentação melhoram a mobilidade de Santa Maria da Vitória
Acre Governadora Mailza Assis prestigia 9ª Festa dos Terceirizados em reconhecimento ao trabalho da categoria
Vice-governador Governo do Estado entrega melhorias na ERS-786, em Balneário Pinhal
São Paulo Operação SP Mobile rastreia celulares levados de São Paulo para outro estado e devolve aparelhos às vítimas
Tocantins Governo do Tocantins fortalece diálogo com Japão e apresenta potencial econômico do estado em visita diplomática
Executivo Governo do Rio Grande do Sul formaliza apoio de efetivo especializado para atuar na Venezuela Mín. 25° Máx. 26°