
A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SEMOB), realizou neste domingo (15/3), na Escola Municipal Ana Lúcia Magalhães, a capacitação de uma nova turma de Orientadores de Trânsito. A formação tem como objetivo ampliar o quantitativo de profissionais atuando na cidade, preparando-os para prestar apoio ao tráfego e contribuir para melhorar a fluidez, a segurança e a organização nas vias, especialmente em áreas de grande concentração de veículos e intensa circulação de pedestres.
Durante o curso, os participantes receberam orientações técnicas sobre sinalização viária, uso correto do apito, orientação segura de veículos, acompanhamento de pedestres e organização do fluxo em pontos estratégicos, com sinalização auxiliar e uso adequado de cones. A capacitação é voltada para a atuação dos Orientadores de Trânsito em frente às escolas, em eventos e obras, bem como para apoiar as rotinas dos agentes de trânsito em locais com grande fluxo de pessoas.
De acordo com o secretário da SEMOB, Dilmar Sacramento, que também ministrou o curso, a qualificação é imprescindível para garantir um serviço eficiente. “É importante capacitar os orientadores para oferecer um serviço adequado à população, orientando condutores e pedestres, auxiliando idosos e cadeirantes no acesso ao transporte público, colaborando na travessia segura de estudantes e prestando informações à comunidade. Fico honrado em saber que esse trabalho foi recentemente reconhecido pelo Conselho Nacional de Defesa dos Direitos Humanos (CNDDH). Esse é o compromisso da Prefeitura de Lauro de Freitas: cidadania, mobilidade e segurança”, destacou o gestor.
Para os novos orientadores, a capacitação representa uma oportunidade de aprendizado, além de contribuir diretamente para a mobilidade dos munícipes. O orientador Heron Miguel, de 50 anos, ressaltou a relevância do curso. “Esse curso é importante para melhorar a organização do fluxo viário e promover uma convivência mais harmoniosa entre pedestres e condutores. Com mais educação no trânsito e respeito à sinalização, podemos evitar acidentes e garantir que tudo funcione melhor nas vias”, afirmou.
Janaína Karla, de 47 anos, destacou o aprendizado adquirido durante a capacitação. “O curso é relevante para nos preparar para conduzir de forma assertiva a travessia de idosos, crianças, gestantes e cadeirantes. É uma forma de aprimorar o trabalho de quem atua na operação do trânsito e prestar um atendimento mais qualificado à população”, contou a orientadora.
A prefeitura reforça que a capacitação dos Orientadores de Trânsito tem papel fundamental na promoção da segurança viária, contribuindo para que os períodos de maior movimentação na cidade ocorram de forma mais organizada e segura para motoristas e pedestres, com o apoio desses profissionais.








Legislativo - MS 4º Arraiá da ALEMS beneficia mais de 30 entidades e reúne família sul-mato-grossense
ALEMA Gedema promove Manhã Junina voltada a alunos do programa Sol Nascente
QUALIFICAÇÃO Trilha de Capacitação em Bioeconomia forma rede de multiplicadores no Pará
São Paulo Equipes paulistas avançam nas ações de resposta ao terremoto na Venezuela
Bahia Mais de R$ 45 milhões em obras de pavimentação melhoram a mobilidade de Santa Maria da Vitória
Acre Governadora Mailza Assis prestigia 9ª Festa dos Terceirizados em reconhecimento ao trabalho da categoria
Vice-governador Governo do Estado entrega melhorias na ERS-786, em Balneário Pinhal
São Paulo Operação SP Mobile rastreia celulares levados de São Paulo para outro estado e devolve aparelhos às vítimas
Tocantins Governo do Tocantins fortalece diálogo com Japão e apresenta potencial econômico do estado em visita diplomática Mín. 24° Máx. 26°