
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência de Planejamento e Gestão, participou da oficina “Política Nacional de Regionalização no SUS: Reflexões sobre o Planejamento Regional Integrado”, realizada no âmbito do 10º Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina, no município de Chapecó (SC), entre os dias 11 e 13 de março de 2026.
A oficina teve como objetivo promover o diálogo entre gestores e especialistas sobre os avanços e desafios da Política Nacional de Regionalização do SUS, além de discutir instrumentos de planejamento regional, como o Planejamento Regional Integrado (PRI), fortalecendo a cooperação entre estados e municípios na organização das redes de atenção à saúde.
A participação da Paraíba ocorreu a partir de convite do Departamento de Gestão Interfederativa e Participativa do Ministério da Saúde, encaminhado ao secretário de Estado da Saúde, Ari Reis, reconhecendo a experiência do estado no fortalecimento do planejamento regional no Sistema Único de Saúde (SUS). O documento também indicou a participação do gerente de Planejamento da SES, Marcelo Mandú, considerando sua contribuição para o debate sobre a gestão regional da saúde.
Para o secretário de Estado da Saúde, Ari Reis, a participação da equipe da SES no encontro nacional reforça o compromisso do estado com o fortalecimento do planejamento regional e com a construção de soluções integradas entre estados e municípios.
“A regionalização é fundamental para garantir que os serviços de saúde estejam organizados de forma mais eficiente nos territórios, permitindo que a população tenha acesso ao cuidado de maneira mais próxima, integrada e resolutiva. Participar desse debate nacional fortalece a troca de experiências entre os estados e contribui para aprimorar o planejamento e a organização das redes de atenção à saúde”, destacou.
Durante a oficina, gestores estaduais e municipais, técnicos do Ministério da Saúde e especialistas em gestão pública discutiram os avanços e desafios da Política Nacional de Regionalização do SUS, além de estratégias para fortalecer a organização regional das redes de atenção à saúde em todo o território brasileiro.
De acordo com o gerente de Planejamento e Gestão da SES, Marcelo Mandú, a oficina teve como foco promover o diálogo entre gestores e especialistas sobre instrumentos e estratégias que possam qualificar o planejamento regional da saúde.
“Foi um momento muito importante para o SUS, no qual a Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba teve a oportunidade de compartilhar, com as Secretarias Estaduais da Região Sul do Brasil, a experiência exitosa da SES em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (COSEMS-PB), além de apresentar e debater instrumentos de planejamento regional voltados para a construção de uma Política Nacional de Regionalização”, explicou.
Entre os temas debatidos durante a atividade, esteve o Planejamento Regional Integrado (PRI), instrumento estratégico que orienta a organização das redes de atenção à saúde, a definição de responsabilidades entre estados e municípios e o aprimoramento da gestão interfederativa no SUS.
A experiência da Paraíba também foi apresentada como exemplo de articulação entre o governo estadual e os municípios, construída em parceria com o COSEMS-PB, fortalecendo o planejamento regional e contribuindo para ampliar o acesso da população aos serviços de saúde de forma mais integrada e resolutiva.
A participação da SES no evento reforça o compromisso do Governo da Paraíba com o fortalecimento do SUS e com a construção de soluções compartilhadas entre os entes federativos, consolidando a regionalização como estratégia essencial para garantir acesso mais equitativo, organizado e eficiente aos serviços de saúde em todo o estado.




Legislativo - MS 4º Arraiá da ALEMS beneficia mais de 30 entidades e reúne família sul-mato-grossense
ALEMA Gedema promove Manhã Junina voltada a alunos do programa Sol Nascente
QUALIFICAÇÃO Trilha de Capacitação em Bioeconomia forma rede de multiplicadores no Pará
São Paulo Equipes paulistas avançam nas ações de resposta ao terremoto na Venezuela
Bahia Mais de R$ 45 milhões em obras de pavimentação melhoram a mobilidade de Santa Maria da Vitória
Acre Governadora Mailza Assis prestigia 9ª Festa dos Terceirizados em reconhecimento ao trabalho da categoria
Vice-governador Governo do Estado entrega melhorias na ERS-786, em Balneário Pinhal
São Paulo Operação SP Mobile rastreia celulares levados de São Paulo para outro estado e devolve aparelhos às vítimas
Tocantins Governo do Tocantins fortalece diálogo com Japão e apresenta potencial econômico do estado em visita diplomática Mín. 24° Máx. 26°