
O município de Redenção, na Região do Araguaia, vivenciou um dia importante para a saúde pública, na quinta-feira (12), sediando pela primeira vez a reunião da Comissão Integestores Bipartite (CIB). O encontro mobilizou gestores da Sespa e secretários municipais de saúde para pactuação e diálogos sobre as ações do Sistema Único de Saúde (SUS) em todas as regiões do Pará. Pela primeira, a iniciativa aconteceu, de forma itinerante, para o levantamento das demandas e especificidades da região. O encontro foi realizado no auditório da Secretaria Municipal de Educação, de Redenção, com dirigentes municipais de regiões do Pará, participando de forma presencial e online.
Presidindo o colegiado, o titular da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Ualame Machado, enfatizou que a saúde pública avança mais um degrau, levando os secretários de saúde municipais para outras regiões, para a discussão coletiva das políticas públicas no Araguaia e a pactuação para avanços na saúde pública de todas as regiões.
“Hoje, é um dia histórico para nós. Saímos da capital, Belém, e iniciamos a CIB itinerante junto a todos os secretários municipais de saúde, sejam da região do Araguaia e outras do Pará, seguimos dialogando sobre políticas públicas que possam garantir mais serviços, atendimentos especializados, qualificados e céleres para a população paraense. Portanto, seguimos em parceria com o Ministério da Saúde, que hoje participa dessa CIB conosco, junto ao Cosems nosso grande parceiro, para entender as demandas de cada município, trabalhar em cima das especificidades de cada região, e juntos, garantir o avanço da assistência em saúde, promovendo o melhor aos profissionais que atuam diretamente na atenção básica e especializada”, afirmou o titular da Sespa.
Enquanto presidente da CIB e secretário de Saúde, Ualame Machado, apresentou a homologação da pactuação que destina 10% do quantitativo de implantes contraceptivos subdétmicos de etonogestrel (implanon), encaminhados pelo Ministério da Saúde ao Pará, e recebidos no Centro de Distribuição da Sespa, para viabilizar os serviços estaduais de referência secundária e terciária, ampliando o acesso às populações vulneráveis e adolescentes. Bem como, a contratação de procedimentos ambulatoriais e hospitalares em média e alta complexidade para o município de Ulianópolis.
Segundo o secretário adjunto de Políticas de Saúde, Ivison Carvalho, a região do Araguaia foi o centro da saúde de todo o Pará, nessa quinta-feira, com a discussão sobre as políticas públicas de saúde mais próximas às pessoas na região.
“Trazer a CIB junto com o Consems e o Ministério da Saúde para dentro dos territórios, é levar a discussão da política pública para onde ela acontece, não que ela não aconteça em Belém, mas é que ela não acontece só na capital. O Pará é imenso, as realidades das populações são muito diferentes entre si. Então é importante você trazer todos os secretários de saúde da região, pessoas que nem sempre conseguem chegar até Belém para poder participar da CIB. Trazê-los para cá, nos dá a possibilidade de olhar para os problemas de cada região, para as particularidades e discutir com os secretários, com os prefeitos, com as lideranças em saúde dessas regiões como as coisas, de fato, acontecem. Nós personalizamos essa CIB, os relatórios, para poder discutir e demonstrar os resultados de imunização, de pautas da vigilância sanitária, das políticas de atenção primária, dos indicadores. Nós trouxemos os indicadores, os resultados, os dados da região para mostrar para a região como é que eles estão, o que eles têm de potencialidade, o que eles têm para melhorar. Então assim, é um exercício de aprendizado, de troca de experiências, toda a equipe da secretaria veio para o Araguaia e trouxe cada uma a sua contribuição, cada uma as suas pautas e discutiu junto com eles dentro do território deles o que pode ser feito para melhorar”, disse Ivison Carvalho.
Carvalho acrescentou: “Estamos vivendo uma aproximação importante, isso é um exercício de aprendizagem, de aprofundamento do entendimento das necessidades de saúde da região e aqui foram decididas questões que vão interferir na saúde de todo o estado. Nós devemos continuar fazendo uma CIB itinerante intercalada com uma CIB na capital para que possamos visitar todas as grandes cidades, polos desse Estado. Vamos juntos levar a discussão das políticas públicas para cada região.”
É na CIB que são deliberados os aspectos operacionais, financeiros e administrativos da gestão compartilhada do SUS no estado. A Comissão tem como principais funções adequar as normas nacionais de saúde à realidade estadual, decidir sobre financiamento, aprovar projetos de investimento e organizar as redes de atenção à saúde, assim como avaliar o cumprimento dos pactos de gestão e resultados, garantindo a operacionalização do SUS em nível estadual e municipal.
Entre as pautas debatidas, estavam a priorização de salas de estabilização; implementação do módulo de Tratamebro Fora do Domicílio no sistema de regulação; progênito vigidant: “No trânsito, enxergar o outro é salvar vidas”; implantação do serviço de Atenção Especializada na Região do Araguaia; Projeto de Formação Técnica “Formatec” e a pactuação no Projeto do Curso de Órtese e Prótese II.
Também foram debatidas a Atenção Primária em Saúde; Campanha de vacinação contra influenza e multivacinação e Atenção Especializada. Após essa primeira CIB itinerante, a proposta é que o calendário seja intercalado. Ou seja, deve haver uma reunião em Belém, seguida por outra em uma das regiões do Estado, aproximando cada vez mais a gestão estadual dos municípios e da população local.
Alagoas Em 14 anos de atuação, Lei Seca já retirou das ruas quase 16 mil condutores alcoolizados em Alagoas
Sergipe Brincantes celebram Dia Nacional do Quadrilheiro Junino na primeira semifinal do Arranca Unha
Sergipe Bruno & Marrone e Zezo levam mais de 49 mil pessoas ao último sábado do Arraiá do Povo Mín. 24° Máx. 26°