
Com base em critérios técnicos e levantamento de campo para ampliar a segurança viária, o governo de Rondônia, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO), com o objetivo de fortalecer a mobilidade urbana em Ji-Paraná ao elaborar o Estudo Técnico de Engenharia de Tráfego que vai subsidiar o planejamento viário do município para 2026. A iniciativa atende a solicitação da Prefeitura e estabelece diretrizes para ampliar a segurança viária e modernizar os serviços prestados à população.
O estudo foi desenvolvido pela equipe de Engenharia de Tráfego do Detran-RO e entregue à Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (AMT), responsável por definir o planejamento estratégico da cidade. A parceria entre Estado e município consolida ações integradas voltadas à organização do espaço urbano, redução de sinistros e melhoria da fluidez no trânsito.

AVENIDA MARINGÁ
Em setembro de 2025, o Detran-RO encaminhou à AMT o Anteprojeto de Sinalização Viária da Avenida Maringá, uma das principais vias de Ji-Paraná. O documento contempla aproximadamente 3,4 quilômetros de extensão e 29 interseções, propondo a requalificação completa da sinalização horizontal e vertical.
A avenida atualmente registra índices elevados de sinistros de trânsito, o que reforçou a necessidade de um estudo técnico detalhado para reorganizar o tráfego e tornar os deslocamentos mais seguros tanto para condutores quanto para pedestres.
Segundo o diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, o trabalho foi desenvolvido com base em critérios técnicos e levantamento de campo. “O estudo apresenta diagnóstico preciso das condições da via e propõe intervenções que podem ser implantadas de forma progressiva, priorizando pontos críticos e promovendo maior eficiência na circulação”, explicou.
Com planejamento, diagnóstico e propostas estruturadas, o Detran-RO reafirma seu papel estratégico na promoção de um trânsito mais seguro, organizado e eficiente em todo o estado, alinhado às políticas públicas de preservação da vida e melhoria contínua da mobilidade urbana.
Fonte
Texto: Renan Cividati
Fotos: Júnior Fernando Perez
Secom - Governo de Rondônia
Alagoas Em 14 anos de atuação, Lei Seca já retirou das ruas quase 16 mil condutores alcoolizados em Alagoas
Sergipe Brincantes celebram Dia Nacional do Quadrilheiro Junino na primeira semifinal do Arranca Unha
Sergipe Bruno & Marrone e Zezo levam mais de 49 mil pessoas ao último sábado do Arraiá do Povo Mín. 24° Máx. 26°