
Teve início nesta quarta-feira (11), na sede do Núcleo de Atenção à Saúde do Trabalhador (Nast), mais uma edição do “Grupo de Vivência em Mindfulness – Atenção Plena para Servidores”. A atividade é realizada pela Secretaria Municipal de Gestão e Inovação (Semgi), por meio do Nast, com foco no bem-estar e na saúde mental dos funcionários públicos municipais.

O Mindfulness, fundamentado na neurociência, visa fortalecer o equilíbrio emocional e direcionar o olhar para as experiências do dia a dia. A técnica busca treinar a mente para sair do “piloto automático”, proporcionando maior qualidade de vida e auxiliando na redução de sintomas de estresse e ansiedade, comuns no ambiente de trabalho.
De acordo com o psicólogo Ernandes de Amorim Mendonça, a proposta central é convidar as pessoas a vivenciarem o presente, demonstrando que é possível alcançar estabilidade mesmo diante de desafios. “Pretendemos, acima de tudo, promover a atenção plena em nossas ações e decisões. É fundamental cultivar essa reconexão com o nosso interior e com o mundo exterior”, explica Ernandes.
Além dos encontros na sede do Nast, o projeto prevê uma programação externa para potencializar a prática da meditação. Estão previstas atividades em locais como a Lagoa das Bateias, o Orquidário, a Praça Tancredo Neves e o Glauber Rocha, levando os servidores a explorarem ambientes públicos da cidade de forma mais harmoniosa e saudável.

Para quem já conhece o projeto, o retorno é fundamental. A servidora da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), Lucimara dos Santos, com 26 anos de carreira, destaca os benefícios da vivência: “É maravilhoso. Considero um suporte psicológico essencial, pois, além de interagirmos com outros colegas, aprendemos a lidar com as demandas do cotidiano e a administrar nossas responsabilidades de forma equilibrada”, relata.
O ciclo de encontros segue até o dia 29 de abril, consolidando-se como uma importante estratégia de cuidado integral com o trabalhador municipal.




Alagoas Em 14 anos de atuação, Lei Seca já retirou das ruas quase 16 mil condutores alcoolizados em Alagoas
Sergipe Brincantes celebram Dia Nacional do Quadrilheiro Junino na primeira semifinal do Arranca Unha
Sergipe Bruno & Marrone e Zezo levam mais de 49 mil pessoas ao último sábado do Arraiá do Povo Mín. 24° Máx. 26°