
Por Fernando Vieira – Secom Gurupi
A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal da Mulher e Cidadania, foi parceira do movimento “Vozes que Não se Calam”, promovido pelo Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO), realizado no final da tarde desta quarta-feira, 11, no Parque Mutuca, em Gurupi. A ação teve como objetivo chamar a atenção da sociedade para as 17 vítimas de feminicídio registradas na região Sul do Estado nos últimos anos.

Durante o ato, 17 cruzes foram fixadas no parque, simbolizando cada uma das mulheres vítimas da violência. O gesto representou uma forma de memória, reflexão e conscientização sobre a gravidade do feminicídio e a necessidade de mobilização social para o enfrentamento desse tipo de crime.
A programação contou com momentos de reflexão e homenagem, incluindo o acendimento de velas em memória das vítimas, representando a luz pela vida e o compromisso coletivo de combater a violência contra as mulheres.

Compromisso com o enfrentamento à violência contra a mulher
A secretária municipal da Mulher e Cidadania, Cristina Donato, destacou a importância da participação da sociedade na luta contra a violência de gênero e reforçou o compromisso do poder público com políticas de proteção e acolhimento às mulheres. “Esse é um momento de reflexão, mas também de compromisso. Não adianta apenas chorarmos pelas mulheres que se foram se não fizermos nada para mudar essa realidade. Precisamos agir, denunciar, apoiar e fortalecer a rede de proteção. A mulher tem o direito de estar viva, de ir e vir com segurança, de ser respeitada e de viver sem medo”, afirmou.

O juiz da Vara Especializada no Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Gurupi, Jossanner Nery Nogueira Luna, ressaltou que a iniciativa também marca a mobilização da Semana da Paz em Casa, realizada em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no último domingo, 8 de março. “Estamos vivendo a Semana da Paz em Casa, um momento importante de mobilização do sistema de Justiça em todo o país. Este ato é uma lembrança emotiva e respeitosa das vítimas de feminicídio dos últimos três anos da nossa comarca. Infelizmente, esses números têm aumentado e Gurupi não está fora dessas estatísticas. Mas seguimos firmes nessa luta. O Judiciário brasileiro tem trabalhado de forma intensa para alcançar o objetivo de feminicídio zero, com justiça, prevenção e fortalecimento da rede de proteção às mulheres”, destacou o magistrado.

O evento reuniu diversas autoridades e representantes das forças de segurança e instituições que atuam na rede de proteção às mulheres, entre elas o comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar, Tenente-Coronel Renato Lisboa; o comandante da Patrulha Maria da Penha em Gurupi, Tenente Aquino; o comandante do 3º Batalhão de Bombeiros Militar, Tenente-Coronel Carlos Roberto; a presidente da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Gurupi, Karin Rossana, além de representantes da Polícia Civil e do Ministério Público.
A mobilização também contou com um momento simbólico de soltura de balões brancos, representando esperança por um futuro em que nenhuma mulher tenha sua vida interrompida pela violência. O ato foi encerrado com um minuto de silêncio em memória das vítimas, reforçando o compromisso coletivo de que suas histórias não sejam esquecidas e de que a luta pela proteção das mulheres continue.

Alagoas Em 14 anos de atuação, Lei Seca já retirou das ruas quase 16 mil condutores alcoolizados em Alagoas
Sergipe Brincantes celebram Dia Nacional do Quadrilheiro Junino na primeira semifinal do Arranca Unha
Sergipe Bruno & Marrone e Zezo levam mais de 49 mil pessoas ao último sábado do Arraiá do Povo Mín. 24° Máx. 26°