
O Estado de Alagoas é palco do 4º Congresso Nacional de Conselheiros e Gestores, promovido pela Associação Nacional de Entidades de Previdência dos Estados e Municípios (Aneprem). O evento começou nesta quarta-feira, 11, com aproximadamente 500 participantes de diversas regiões do País para discutir inovação, governança e boas práticas na gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS).
No primeiro dia de programação, um dos momentos mais aguardados foi a cerimônia de entrega do 8º Prêmio Nacional de Inovação Previdenciária, um reconhecimento de iniciativas que contribuem com o aprimoramento da gestão previdenciária no Brasil.
O grande destaque foi Alagoas Previdência, que conquistou o 1º lugar na categoria Relacionamento com a Sociedade com o projeto Sistema Integrado de Combate às Fraudes e Irregularidades Previdenciárias, desenvolvido pela coordenação da Diretoria de Governança e Compliance. A ferramenta contribui com os mecanismos de controle, prevenção e identificação de irregularidades, garantindo mais segurança, transparência e proteção dos recursos previdenciários.
Para o presidente da Alagoas Previdência, Roberto Moisés dos Santos, a premiação representa o reconhecimento de um trabalho construído com planejamento e compromisso com a gestão pública responsável.
“Receber esse prêmio, em um evento nacional, com a presença de gestores de todo o País, é motivo de orgulho para Alagoas. Esse reconhecimento demonstra que investir em governança e integridade é fundamental para fortalecer a previdência pública e garantir segurança aos nossos segurados”, destacou o presidente.
A diretora de Governança e Compliance da autarquia, Isadora Teixeira, responsável pela condução do projeto vencedor, ressaltou que a iniciativa nasceu da necessidade de modernizar os mecanismos de controle e ampliar a confiança da sociedade na gestão previdenciária.
“Esse projeto representa um avanço importante no combate à fraudes e irregularidades, integrando procedimentos que tornam o monitoramento mais eficiente. Mais do que um sistema, é uma estratégia de proteção do patrimônio previdenciário e de fortalecimento da transparência perante a sociedade”, afirmou a diretora.
O 4º Congresso Nacional de Conselheiros e Gestores segue até o dia 13 de março, com painéis técnicos, debates e apresentação de experiências inovadoras voltadas ao fortalecimento da previdência pública brasileira.
Sergipe Elba Ramalho e Flávio José comandam último domingo no Arraiá do Povo
São Paulo Com apoio da USP, novo centro vai usar IA para ajudar a gestão pública paulista na análise de leis e decretos
São Paulo Prova do Vestibular das Fatecs para o segundo semestre acontece neste domingo (28)
São Paulo Conheça as obras e ações previstas para aumentar a resiliência no abastecimento de água de SP
Alagoas Em 14 anos de atuação, Lei Seca já retirou das ruas quase 16 mil condutores alcoolizados em Alagoas
Sergipe Brincantes celebram Dia Nacional do Quadrilheiro Junino na primeira semifinal do Arranca Unha Mín. 24° Máx. 26°