

Projeto Educart leva atividades de esporte e cultura para as crianças da Rede Municipal de Ensino de Dourados. Foto: A. Frota
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), regulamentou o funcionamento do Projeto Educart – Cuidando com Educação, Esporte e Arte – para o ano de 2026 nas unidades da Rede Municipal de Ensino. Criado em abril do ano passado, por determinação do prefeito Marçal Filho, o Educart foi pensado para atender crianças e adolescentes no contraturno escolar, garantindo que as atividades não interfiram no horário regular das aulas. Ao longo de todo 2025, a Prefeitura contabilizou cerca de 5 mil vagas preenchidas, demonstrando a adesão expressiva das famílias e o impacto positivo do programa.
O objetivo do projeto é ampliar as oportunidades de aprendizagem, estimular habilidades artísticas, culturais e esportivas, além de contribuir para a permanência e o sucesso escolar dos alunos. A iniciativa também busca incentivar valores como respeito, disciplina, cooperação, responsabilidade e trabalho em equipe.
De acordo com o secretário de educação, Nilson Francisco da Silva, as atividades serão ofertadas conforme a disponibilidade de espaço físico adequado nas unidades escolares e a escolha das modalidades ficará sob responsabilidade da direção das escolas, considerando consulta à comunidade e viabilidade pedagógica. “Entre as atividades previstas estão modalidades esportivas coletivas e individuais, além de práticas artísticas e culturais. Para formação das turmas, será necessário um mínimo de 15 alunos nas modalidades coletivas e 10 nas individuais”, informou o secretário.
Podem participar estudantes com idade entre 6 e 14 anos devidamente matriculados na Rede Municipal de Ensino, desde que frequentem regularmente as aulas e apresentem autorização dos responsáveis. Não há limite de participação em projetos, desde que haja compatibilidade de horários e que as atividades não prejudiquem o rendimento escolar.
Os professores responsáveis pelas atividades deverão possuir formação específica na área de atuação e comprovar experiência na modalidade oferecida. A coordenação, organização e fiscalização do projeto ficarão sob responsabilidade do Núcleo de Educação Física do Departamento de Ensino da Secretaria Municipal de Educação.
Sergipe Elba Ramalho e Flávio José comandam último domingo no Arraiá do Povo
São Paulo Com apoio da USP, novo centro vai usar IA para ajudar a gestão pública paulista na análise de leis e decretos
São Paulo Prova do Vestibular das Fatecs para o segundo semestre acontece neste domingo (28)
São Paulo Conheça as obras e ações previstas para aumentar a resiliência no abastecimento de água de SP
Alagoas Em 14 anos de atuação, Lei Seca já retirou das ruas quase 16 mil condutores alcoolizados em Alagoas
Sergipe Brincantes celebram Dia Nacional do Quadrilheiro Junino na primeira semifinal do Arranca Unha Mín. 24° Máx. 26°