
A Câmara Municipal de São Luís realizou, na manhã desta sexta-feira (6), o treinamento “Trabalho Colaborativo com Foco no Atendimento ao Público”, voltado aos servidores da área de Segurança da Casa. A iniciativa foi promovida pelo Departamento de Recursos Humanos (RH) e teve como objetivo fortalecer a integração da equipe e aprimorar a qualidade do atendimento prestado à população.
Durante a capacitação, foram abordados temas como relacionamento interpessoal, comunicação assertiva, trabalho em equipe e abordagem ao público, além de reflexões sobre os desafios enfrentados no cotidiano de trabalho pelos profissionais da segurança.
A analista legislativa e tecnóloga em Recursos Humanos do Departamento de RH, Eva Luz, responsável pela condução do treinamento, explicou que a atividade atendeu a uma demanda da direção da Área de Segurança e buscou promover melhorias na comunicação e no relacionamento entre os servidores.
“O objetivo do treinamento foi atender a uma demanda da direção da área de segurança com a intenção de promover uma maior integração entre a equipe e trabalhar pontos importantes como relacionamento, comunicação e atendimento ao público. Foi uma ação de desenvolvimento com foco nas relações interpessoais e em uma comunicação mais assertiva. Percebemos o público muito aberto aos debates e com participação ativa, o que nos permite acreditar que o objetivo foi alcançado”, destacou Eva.
Para o servidor Luiz Fernando, que atua na segurança da Câmara, o treinamento foi importante para orientar os profissionais sobre a melhor forma de lidar com diferentes situações no atendimento ao público. “A segurança da Câmara é como um para-choque, porque somos os primeiros a receber as pessoas que chegam aqui. Muitas vezes lidamos com situações delicadas e com pessoas que vêm buscar ajuda ou falar com vereadores. Nem sempre é possível atendê-las naquele momento, e isso exige muito tato da nossa parte. Esse treinamento foi muito bom para nos dar um direcionamento de como abordar e tratar essas pessoas”, afirmou.
Quem também avaliou positivamente a capacitação foi Marciano dos Anjos, servidor que atua há 35 anos na segurança do Legislativo Municipal. Para ele, iniciativas como essa contribuem para o crescimento profissional da equipe: “Foi muito importante. A capacitação ajuda a identificar nossos acertos e erros e permite que possamos trabalhar para melhorar. Quando reconhecemos nossos pontos fortes e também aquilo em que precisamos evoluir, conseguimos crescer e nos tornar profissionais cada vez melhores”.
A ação faz parte das iniciativas da Câmara de São Luís voltadas à qualificação contínua dos servidores, com foco na melhoria dos serviços prestados e no fortalecimento do atendimento à população que procura o Legislativo municipal.
Sergipe Elba Ramalho e Flávio José comandam último domingo no Arraiá do Povo
São Paulo Com apoio da USP, novo centro vai usar IA para ajudar a gestão pública paulista na análise de leis e decretos
São Paulo Prova do Vestibular das Fatecs para o segundo semestre acontece neste domingo (28)
São Paulo Conheça as obras e ações previstas para aumentar a resiliência no abastecimento de água de SP
Alagoas Em 14 anos de atuação, Lei Seca já retirou das ruas quase 16 mil condutores alcoolizados em Alagoas
Sergipe Brincantes celebram Dia Nacional do Quadrilheiro Junino na primeira semifinal do Arranca Unha Mín. 24° Máx. 26°