
Agência Assembleia / Fotos: Wesley Ramos
A Assembleia Legislativa do Maranhão realizou, nesta segunda-feira (9), sessão solene em comemoração à Semana Estadual do Rim, do Combate à Insuficiência Renal Crônica e do Paciente Transplantado. A cerimônia reuniu autoridades, profissionais da saúde, pacientes e convidados em um momento de reconhecimento e reflexão sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce das doenças renais.
A solenidade foi proposta pela deputada estadual Andreia Rezende (MDB), por meio do Requerimento nº 26/2026, e integra a programação da Semana Estadual do Rim, instituída pela Lei nº 12.497/2025, de autoria da parlamentar.
“O objetivo é ampliar o debate sobre as doenças renais, incentivar o diagnóstico precoce e estimular a doação de órgãos. Muitas vezes silenciosa, a doença renal exige atenção, informação e exames de rotina. Por isso, também é fundamental valorizar o trabalho dos profissionais que cuidam desses pacientes”, ressaltou Andreia Rezende.
Representando o Governo do Maranhão, o secretário da Casa Civil, Sebastião Madeira, que é médico urologista, destacou os avanços registrados na área de transplantes no estado. “O Maranhão tem avançado na política de transplantes. Nos últimos anos, ampliamos o número de procedimentos e fortalecemos a rede de captação e doação de órgãos. Somente em 2025, o estado registrou recorde histórico na realização de transplantes, resultado de um trabalho conjunto entre o governo, equipes médicas e a solidariedade das famílias doadoras”, afirmou.
Homenagens
Durante a cerimônia, profissionais da área da saúde foram homenageados com a entrega de placas pelo trabalho desenvolvido no tratamento e no cuidado com pacientes renais. Os médicos homenageados foram: Natalino Salgado, Lúcia Maria Baldez França Martins, Ricardo Ferreira Santos, Silvio Otoni Rosa Lopes e Delmar Pereira Costa.
Falando em nome dos homenageados, o médico nefrologista Natalino Salgado Filho destacou os avanços na área de transplantes renais no Maranhão e relembrou a implantação da Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos (CNCDO), estrutura fundamental para viabilizar os transplantes no estado.
“Quando celebramos os avanços na área dos transplantes, celebramos, também, a vida. Esse é um trabalho construído ao longo de muitos anos, com dedicação, compromisso e, principalmente, com o objetivo de oferecer esperança a quem aguarda por uma nova chance”, destacou.
A solenidade também contou com a presença de pacientes renais, reforçando o lado humano da luta contra a doença. A paciente Joilce de Jesus Fonseca, que convive com a insuficiência renal há 15 anos, falou sobre os desafios enfrentados ao longo dessa jornada. “Viver com a doença renal é um desafio diário. São muitas limitações, mas também muita força e esperança. Momentos como esse mostram que nossa luta é reconhecida e que outras pessoas podem buscar diagnóstico e tratamento no tempo certo”, afirmou.
Sergipe Elba Ramalho e Flávio José comandam último domingo no Arraiá do Povo
São Paulo Com apoio da USP, novo centro vai usar IA para ajudar a gestão pública paulista na análise de leis e decretos
São Paulo Prova do Vestibular das Fatecs para o segundo semestre acontece neste domingo (28)
São Paulo Conheça as obras e ações previstas para aumentar a resiliência no abastecimento de água de SP
Alagoas Em 14 anos de atuação, Lei Seca já retirou das ruas quase 16 mil condutores alcoolizados em Alagoas
Sergipe Brincantes celebram Dia Nacional do Quadrilheiro Junino na primeira semifinal do Arranca Unha Mín. 24° Máx. 26°