
A Prefeitura de Cuiabá concluiu a limpeza dos bolsões de lixo existentes no Contorno Leste, em uma ação coordenada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras, em parceria com a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb). A iniciativa integra o conjunto de medidas adotadas pela gestão municipal para combater o descarte irregular de resíduos e garantir mais saúde à população. A operação de limpeza ocorreu nos seis pontos de acúmulo de lixo identificados ao longo de um trecho de quatro quilômetros da via. A Limpurb está interinamente sob a direção do secretário de Infraestrutura e Obras, Reginaldo Teixeira.
Várias equipes atuaram de forma intensiva na remoção dos resíduos descartados irregularmente, realizando ao todo 126 viagens de caminhões, o que resultou na retirada de 687.960 quilos de lixo, equivalente a 687,96 toneladas de resíduos apenas no Contorno Leste.
A força-tarefa teve início no final de fevereiro e mobilizou maquinário pesado, caminhões e equipes operacionais para a retirada dos materiais acumulados, como sofás, eletroeletrônicos, móveis, vasos sanitários, entre outros. Somente em um dos pontos de descarte irregular foram retirados 35 caminhões de resíduos, evidenciando o grande volume de lixo depositado de forma inadequada no local.
A ação faz parte de um trabalho contínuo de remoção e extinção de bolsões de lixo realizado pela Prefeitura de Cuiabá, em áreas onde o descarte clandestino tem sido recorrente.
“Além de prejudicar o meio ambiente, esses pontos podem contribuir para a proliferação de pragas, causar mau cheiro e comprometer a saúde pública. Orientamos os cidadãos para que façam o descarte correto dos resíduos e utilizem os serviços regulares de coleta, evitando o abandono de lixo em vias públicas e áreas não autorizadas”, frisou o diretor de resíduos sólidos da Limpurb, Anderson Matos.
O descarte irregular de lixo é um problema que vai muito além da questão ambiental. Quando resíduos são jogados em terrenos baldios, ruas, rios ou áreas públicas, as consequências acabam chegando diretamente ao sistema de saúde e à qualidade de vida da população.
“O lixo acumulado se torna um ambiente ideal para a proliferação de vetores de doenças, como mosquitos, ratos e baratas. Esses animais podem transmitir enfermidades como dengue, zika, chikungunya e leptospirose. Com o aumento dessas doenças, cresce também a procura por atendimento em unidades de saúde, sobrecarregando postos, hospitais e profissionais da área.
Além disso, o lixo descartado de forma inadequada pode contaminar o solo e a água, aumentando o risco de infecções e demais doenças relacionadas à falta de saneamento básico. Em períodos de chuva, o entupimento de bueiros por resíduos também provoca alagamentos, o que facilita ainda mais a disseminação de doenças.
Lembrando que o serviço de cata-treco, para recolhimento de materiais inservíveis como móveis, eletrodomésticos e outros objetos volumosos, é gratuito e pode ser agendado pelo WhatsApp (65) 99243-6502.
Sergipe Elba Ramalho e Flávio José comandam último domingo no Arraiá do Povo
São Paulo Com apoio da USP, novo centro vai usar IA para ajudar a gestão pública paulista na análise de leis e decretos
São Paulo Prova do Vestibular das Fatecs para o segundo semestre acontece neste domingo (28)
São Paulo Conheça as obras e ações previstas para aumentar a resiliência no abastecimento de água de SP
Alagoas Em 14 anos de atuação, Lei Seca já retirou das ruas quase 16 mil condutores alcoolizados em Alagoas
Sergipe Brincantes celebram Dia Nacional do Quadrilheiro Junino na primeira semifinal do Arranca Unha Mín. 24° Máx. 26°