
Após o sucesso da edição anterior, que permitiu o ingresso de 35 alunos em universidades públicas por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Projeto Conquistar deu início, nesta segunda-feira (9), às inscrições para o preenchimento de 400 vagas do curso pré-vestibular gratuito. No primeiro dia, foram realizadas mais de 100 inscrições.

Desenvolvido pela Coordenação da Juventude, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), o projeto é oferecido a alunos do 3º ano do Ensino Médio e egressos de escolas públicas, incluindo aqueles da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para esta edição, as inscrições vão até o dia 27 de março.

Ana Kassia Freire, estudante do ensino médio, comentou sobre sua motivação para se inscrever. Ela relata ter se inspirado nos colegas que foram aprovados no Enem após participar do projeto anterior. “Eu peguei o panfleto e vim aqui me inscrever. Quero fazer veterinária e acredito que esse projeto vai me ajudar a ter um direcionamento sobre o que estudar e como estudar,” declarou Ana.
Fábio Almeida, pai de um estudante, também procurou a Coordenação da Juventude para inscrever seu filho. Ele ficou sabendo sobre o projeto na sexta-feira anterior e considerou uma oportunidade importante para o futuro do seu filho. “A Prefeitura está dando um caminho para que nossos filhos cheguem ao sucesso profissional. Antes, tínhamos dificuldades, mas agora vejo como um incentivo para eles,” enfatizou Fábio.

O coordenador da Juventude, Luiz Cardoso, mencionou que a procura pelas vagas foi intensa e acredita que antes do prazo final, todas as vagas serão preenchidas. “O sucesso da edição anterior, com 35 aprovações, motivou ainda mais as famílias a buscarem esse projeto. Estamos felizes em dobrar a quantidade de vagas, passando de 200 para 400,” comentou Luiz.

As inscrições podem ser feitas na própria Coordenação da Juventude, localizada no Centro Empresarial Reis e Meira, na Rua Góes Calmon, 118, 2º andar, Sala 204, Centro. Para se inscrever, os estudantes ou seus responsáveis devem apresentar os seguintes documentos:
– Original e cópia do RG
– Original e cópia do CPF
– Comprovante de residência
– Atestado de matrícula ou conclusão do Ensino Médio
O curso tem duração de sete meses. As aulas se iniciam em abril e terminam em novembro, nas vésperas da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A novidade para 2026 é a criação de duas turmas. Na turma 1, as aulas irão acontecer às terças e quartas-feiras, das 19h às 21h50. A turma 2 terá aulas aos sábados, das 7h30 às 11h50.


Piauí Pacto pelas Crianças do Piauí realiza III Seminário e lança Rede Alumni de Líderes pela Primeira Infância nesta segunda (29)
Piauí Em Floriano, Rafael Fonteles prestigia 20ª Corrida da Fogueira e destaca integração entre Polícia Militar e sociedade
ALEMA Norma regulamentadora sobre saúde mental no trabalho é destaque no ‘Mais Saúde’
São Paulo Homens idosos que dormem mais de nove horas têm maior risco de perder mobilidade, diz estudo
Geral Quina de São João sorteia prêmio de R$ 260 milhões neste domingo
Sergipe Elba Ramalho e Flávio José comandam último domingo no Arraiá do Povo
São Paulo Com apoio da USP, novo centro vai usar IA para ajudar a gestão pública paulista na análise de leis e decretos
São Paulo Prova do Vestibular das Fatecs para o segundo semestre acontece neste domingo (28)
São Paulo Conheça as obras e ações previstas para aumentar a resiliência no abastecimento de água de SP Mín. 24° Máx. 26°