
O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), realizou, na tarde da última terça-feira, 24, visita técnica ao Terminal Marítimo Inácio Barbosa (TMIB), ao lado da FGV Energia e da Petrobras. A agenda integra a programação institucional que culmina na realização do workshop ‘Descomissionamento Sergipe: a nova fronteira de oportunidades’, promovido nesta quarta-feira, 25 de fevereiro, em Aracaju.
Durante a visita, foram discutidos aspectos operacionais do terminal, sua capacidade logística e possibilidades de ampliação da infraestrutura, considerando o papel estratégico de Sergipe nas atividades de desativação de plataformas.
A Sedetec foi representada pelo secretário executivo Marcelo Menezes e pelo assessor especial do gabinete, Haroldo Barros. “A equipe da FGV Energia está elaborando um estudo voltado ao apoio marítimo às atividades de descomissionamento de plataformas e também ao comissionamento do projeto ‘Sergipe Águas Profundas’ (Seap). Tivemos um alinhamento das providências em curso e do que será apresentado como oportunidades no workshop”, destacou Marcelo Menezes.
A Petrobras foi representada pelo gerente executivo de Logística de Exploração e Produção (E&P), Vaney Nascimento. “Enxergamos no TMIB uma grande oportunidade de desenvolvimento. A Petrobras tem ampliado suas atividades por meio de novas contratações e embarcações que já iniciaram operações, além de futuras embarcações de serviço. O próximo passo será o atendimento à indústria de descomissionamento na região”, afirmou Vaney, que também participa do workshop como palestrante, apresentando a visão da companhia sobre investimentos e perspectivas para o estado.
Infraestrutura portuária
Em 2025, a Sedetec firmou contrato com a Fundação Getulio Vargas, por meio da FGV Energia, para a realização de estudo técnico sobre a infraestrutura portuária e logística de Sergipe. O trabalho avalia o potencial de ampliação do TMIB, os fluxos de cargas, eventuais gargalos e as demandas futuras, especialmente aquelas ligadas ao setor energético.
O secretário da Sedetec, Valmor Barbosa, destacou a importância do estudo. “Estamos avançando no estudo técnico com a FGV Energia para avaliar a ampliação dos fluxos no TMIB e planejar melhorias na infraestrutura portuária. Esse trabalho é estratégico para fortalecer os setores de óleo, gás e energia, ampliar nossa capacidade logística e atrair novos investimentos para Sergipe”, afirmou.
Em paralelo, a Sedetec vem conversando com a administradora do porto, a empresa VLI, sobre adequações necessárias a novos projetos. Somando-se a esse cenário, a VLI anunciou a ampliação do calado operacional para 9,80 metros, permitindo ao porto receber embarcações de maior porte e ampliando sua competitividade.
Workshop apresenta estudo inédito
O workshop será realizado das 8h às 13h, no Hotel Vidam, na Orla da Atalaia, e apresentará estudo inédito sobre o potencial de Sergipe para atrair investimentos e negócios relacionados à desativação de plataformas de petróleo e gás.
A iniciativa é uma parceria entre o Governo do Estado de Sergipe, por meio da Sedetec e da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Agrese), com a Fundação Getulio Vargas, por meio da FGV Energia.
A programação reúne especialistas, representantes do setor produtivo, agentes públicos e academia. Entre os temas em debate estão o potencial logístico-portuário sergipano, marcos regulatórios e segurança jurídica, sustentabilidade e inovação no pós-operacional, além das oportunidades de geração de emprego e renda.














Sergipe Crianças aprovam atividades desenvolvidas pela Estação Acolher durante os festejos juninos
Sergipe Previsão indica semana com predomínio de chuvas fracas em Sergipe
Sergipe Véspera de São João terá Luanzinho Moraes e Painel de Controle no Arraiá do Povo
Sergipe Seasic garante inclusão e participação do público surdo com Intérpretes de Libras no Arraiá do Povo
Sergipe PAA Estadual distribui mais de 14 toneladas de alimentos para famílias de Santana do São Francisco
Sergipe Governo do Estado garante acessibilidade e inclusão nos festejos juninos com espaços e ações inclusivas Mín. 23° Máx. 26°