
Contribuintes do Piauí têm até a próxima sexta-feira (30) para aproveitar o maior desconto no pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2026. Quem optar pela quitação em cota única até essa data terá 15% de abatimento no valor do imposto. Após esse prazo, ainda será possível pagar com 10% de desconto até 27 de fevereiro.
Além da opção de pagamento à vista, o IPVA também poderá ser parcelado em três vezes, com vencimentos programados para os dias 30 de janeiro (1ª parcela), 27 de fevereiro (2ª parcela) e 31 de março (3ª parcela). O pagamento pode ser efetuado diretamente no site da Secretaria da Fazenda (Sefaz-PI), clicando aqui .
A quitação do IPVA é uma das etapas obrigatórias para a renovação do licenciamento anual dos veículos. A taxa de licenciamento também deverá ser paga até 31 de março de 2026, por meio do site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI), clicando aqui .
No Piauí, mais de 400 mil veículos devem realizar o pagamento do imposto. Embora o estado registre 1,56 milhão de Renavams em sua base, 828 mil motocicletas são isentas por cilindrada e outros 282 mil veículos estão dispensados do IPVA por terem mais de 15 anos de fabricação.

Essas isenções seguem válidas no ano de 2026. A medida que garante a isenção automática para motocicletas de até 170 cilindradas foi anunciada pelo governador Rafael Fonteles em 2025, como forma de beneficiar principalmente trabalhadores que dependem desse transporte. Além delas, veículos com mais de 15 anos de uso e táxis continuam automaticamente isentos do imposto.
Já os benefícios destinados a caminhoneiros e Pessoas com Deficiência (PcD) exigem solicitação formal, que deve ser feita por meio do site da Sefaz-PI, com apresentação da documentação necessária. A solicitação pode ser feita durante o ano todo, entretanto, os interessados devem estar atentos aos prazos de pagamento final do IPVA para realizarem o pedido de isenção com antecedência e não correrem riscos de pagarem juros pela não aprovação da solicitação.
Como solicitar a isenção
Para iniciar o processo, é necessário acessar o serviço “SIATweb”, disponível aqui , localizar a aba “Processo Eletrônico Tributário” e, em seguida, selecionar “Protocolo Eletrônico” e “Abertura de Processo – Público”. Após essa etapa, o contribuinte deve escolher a opção “Benefício para Veículos Automotores” na aba “Tipos de Assunto” e, em “Assunto”, selecionar o benefício e a categoria correspondente.
Por fim, é preciso preencher todos os campos com as informações e documentos exigidos. Depois de concluído o envio, o cidadão pode acompanhar o andamento do processo pelo próprio site da Sefaz-PI.
Legislativo - MT Conheça os eleitos em Mato Grosso
Legislativo - MT Assembleia terá 18 deputados reconduzidos e cinco estreantes na próxima legislatura
Legislativo - PR Conheça os 54 parlamentares que vão representar os paranaenses na Assembleia na legislatura 2027-2031
Sergipe Nova Areninha transforma espaço público e amplia oportunidades para crianças e jovens de Indiaroba
São Paulo Boletim 04/10 – 19h50 – Defesa Civil de SP mantém apoio a cidades afetadas e alerta para mais chuvas até terça (6)
São Paulo Boletim 04/10 – 14h – Defesa Civil de SP mobiliza ajuda para atender cidades atingidas por forte chuva no oeste e monitora avanço no estado
São Paulo Defesa Civil de SP monitora chuva forte no oeste paulista e envia 12 alertas à população
São Paulo Palácio dos Bandeirantes recebe novas obras para a exposição ‘Vistas e Paisagens: Lugares Imaginários’
Cuiabá - MT Com Tarifa Zero e frota total, Cuiabá garante transporte gratuito para eleitores no domingo Mín. 24° Máx. 26°