
A Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz-SP) tem investido na ampliação de formas de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) nos últimos anos e já utiliza, além dos métodos tradicionais, o uso da plataforma Pix e também a opção pelo pagamento com cartão de crédito.
A partir de segunda-feira (12), quando começa o calendário oficial do IPVA 2026 , quem quiser usar o cartão de crédito pode optar por quitar à vista, com desconto de 3%, ou parcelado em até 5 vezes, nos bancos e casas lotéricas.
Há também a opção de dividir o imposto em mais parcelas utilizando as instituições financeiras cadastradas pela Sefaz-SP. No site da Secretaria há uma lista atualizada das empresas . Essas instituições oferecem condições de parcelamento diferenciadas, mas cobram juros. É necessário que o contribuinte entre em contato diretamente com a instituição e verifique as melhores taxas e prazos de pagamento. Ao Estado de São Paulo é repassado apenas o valor exato do débito do IPVA.
Para efetuar o pagamento do IPVA 2026, basta o contribuinte acessar a rede bancária credenciada com o número do Renavam (Registro Nacional de Veículo Automotor).
No Estado de São Paulo, o Pix é a forma preferencial de pagamento, sendo mais rápido, fácil e confirmado imediatamente. Ao obter o QR code, gerado exclusivamente no site da Sefaz-SP , o recolhimento pode ser feito junto a mais de 900 instituições financeiras, contemplando especialmente os cidadãos com contas digitais e que não possuem conta nos grandes bancos.
As tradicionais formas de pagamento estão mantidas. É possível efetuar o recolhimento pela internet, nos terminais de autoatendimento ou outros canais oferecidos pela instituição bancária. Também é possível realizar o pagamento em casas lotéricas.
O contribuinte que deixar de recolher o imposto fica sujeito a multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na taxa Selic. Passados 60 dias, o percentual da multa fixa-se em 20% do valor do imposto.
Permanecendo a inadimplência do IPVA, o débito será inscrito na Dívida Ativa, além da inclusão do nome do proprietário no Cadin Estadual, impedindo-o de aproveitar eventual crédito que possua por solicitar a Nota Fiscal Paulista. A partir do momento em que o débito de IPVA estiver inscrito, a Procuradoria Geral do Estado poderá vir a cobrá-lo mediante protesto.
Todas as informações sobre IPVA podem ser consultadas na página do IPVA no portal da Sefaz-SP .
São Paulo Previsão do tempo para terça-feira (06), em SP: tempo instável
São Paulo Centro especializado do Governo de SP recebe 50 ovos de aves silvestres apreendidos no Aeroporto Internacional de Guarulhos
São Paulo Fundo Social de São Paulo abre visitação de 258 lotes de bens inservíveis que irão para leilão Mín. 25° Máx. 26°