
O governo do Estado lançou, na última quarta-feira (19/11), o Refaz Reconstrução II ,programa desenvolvido pela Receita Estadual e pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE-RS) que oferece condições excepcionais para empresas quitarem débitos de ICMS. A iniciativa é uma repescagem para quem não aderiu à primeira fase e já está com o sistema eletrônico liberado para adesão.
A página com todas as orientações e regras do programa está disponível no portal de Atendimento da Receita Estadual .
Como funciona o programa
O Refaz Reconstrução II permite o pagamento de débitos de ICMS vencidos até 28 de fevereiro de 2025, com reduções de até 95% em juros e multas. A adesão deve ser feita até 17 de dezembro de 2025, exclusivamente em parcela única.
Benefícios para pagamento à vista até 17/12/2025:
Por que aproveitar?
Além de regularizar a situação fiscal, a medida dá fôlego às empresas e fortalece a economia do Rio Grande do Sul. Na primeira fase, mais de 8 mil empresas aderiram, renegociando R$ 7,18 bilhões em débitos e garantindo R$ 2,86 bilhões de economia para o setor produtivo.
Prazos importantes
Como aderir
Após o pagamento, contribuintes com débitos em discussão devem protocolar a desistência de ações ou recursos em até dez dias. Débitos em cobrança judicial terão incidência de honorários advocatícios e não incluem custas processuais.
Texto: Juliane Kerschner/Ascom Sefaz
Edição: Secom
Bahia Saiba como utilizar o transporte gratuito garantido pelo Governo da Bahia no 2º turno
Bahia Estado da Bahia intensifica alertas preventivos sobre o El Niño nos 417 municípios
SEGURANÇA Detran realiza operação na Motorromaria em Belém
São Paulo Defesa Civil emite 24 alertas para chuva em diversas regiões paulistas neste sábado (10)
CÍRIO 2026 Segup monitora em tempo real traslado rodoviário do Círio de Nazaré 2026
Caruaru - PE Prefeitura de Caruaru promove ação gratuita para crianças no Parque Ambiental Baraúnas nesta segunda-feira (12) Mín. 24° Máx. 26°