
O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), realizou mais uma rodada de entregas do Programa Mão Amiga Mangaba nos municípios de Estância, Japaratuba e Itaporanga d’Ajuda. A iniciativa garante um auxílio financeiro durante o período da entressafra da mangaba, fortalecendo a renda e a autonomia das catadoras que vivem dessa atividade tradicional e essencial para a economia solidária do estado.
A secretária de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania, Érica Mitidieri, destacou que o programa é um reflexo do compromisso do Governo de Sergipe com quem mais precisa. “O Mão Amiga representa o cuidado do nosso governo com as pessoas que vivem do trabalho da terra e da natureza. Essas mulheres sustentam suas famílias, preservam o meio ambiente e mantêm viva uma tradição do nosso estado. Esse benefício chega para garantir dignidade, renda e segurança, principalmente nos meses em que a colheita não acontece. É o reflexo do nosso trabalho e do olhar do governador Fábio Mitidieri para quem está na ponta”, afirma.
Ao todo, centenas de trabalhadoras foram contempladas com o benefício, que é pago em parcelas durante os meses em que não há coleta da fruta. A ação faz parte da política estadual de apoio à agricultura familiar e à sociobiodiversidade, reconhecendo o papel das catadoras na preservação ambiental e na valorização dos saberes tradicionais.
Entre as beneficiárias, histórias de luta e gratidão se repetem, como a de Maria José Machado, do povoado Caueira, em Itaporanga d’Ajuda, que trabalha com a mangaba há mais de duas décadas e explica o quanto o apoio chega em boa hora. “Tenho uma barraca e vivo disso. Essa ajuda vai me ajudar muito porque, quando a mangaba acaba, a gente fica sem renda até dezembro. Chegou numa boa hora e estou muito feliz por receber essa bênção”, relata.
Já em Japaratuba, a catadora Liliane dos Santos, do povoado Porteira, lembra que aprendeu o ofício ainda na infância, acompanhando a mãe na coleta. Hoje, ela vê no Mão Amiga uma forma concreta de segurança financeira. “Sou catadora desde que me conheço por gente. Quando a mangaba acaba, a gente precisa se virar com outras coisas, mas, agora, teremos essa segurança do valor certinho. O benefício vem em boa hora”, ressalta.
O Mão Amiga Mangaba é uma das ações mais simbólicas do governo no fortalecimento das cadeias produtivas sustentáveis e na promoção da cidadania das mulheres do campo e do litoral. Além do apoio financeiro, o programa integra políticas de formação e inclusão produtiva, contribuindo para a continuidade da tradição das catadoras e o cuidado com o bioma onde a mangaba é colhida.



Sergipe Crianças aprovam atividades desenvolvidas pela Estação Acolher durante os festejos juninos
Sergipe Previsão indica semana com predomínio de chuvas fracas em Sergipe
Sergipe Véspera de São João terá Luanzinho Moraes e Painel de Controle no Arraiá do Povo
Sergipe Seasic garante inclusão e participação do público surdo com Intérpretes de Libras no Arraiá do Povo
Sergipe PAA Estadual distribui mais de 14 toneladas de alimentos para famílias de Santana do São Francisco
Sergipe Governo do Estado garante acessibilidade e inclusão nos festejos juninos com espaços e ações inclusivas Mín. 23° Máx. 26°