
O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Seel), será o anfitrião de mais uma importante agenda de integração regional. Na quinta-feira, dia 28, a capital sergipana receberá, no Palácio dos Despachos, a reunião do Consórcio Nordeste na área do Esporte, com a presença confirmada dos secretários e secretárias dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte. O Consórcio também convidou o presidente do Comitê Olímpico do Brasil, Marco La Porta, para estar presente, com o intuito de apresentar possibilidades de crescimento do esporte olímpico na região.
O encontro visa fortalecer as políticas públicas esportivas no território, ampliar o intercâmbio de experiências e consolidar o Nordeste como um bloco coeso e estratégico para o desenvolvimento do esporte brasileiro. Com investimentos contínuos, estrutura de ponta e a realização de grandes eventos, o Nordeste se posiciona como um celeiro de talentos e um polo de referência para o país.
Sergipe, estado anfitrião, tem se destacado nacionalmente por sua política esportiva inclusiva, eficiente e moderna. O estado é sede do Centro Nacional de Treinamento de Ginástica Rítmica e, também, é reconhecido por atrair competições de alto nível e grande público. Eventos de porte nacional, como Jogos da Juventude, Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), Ironman e Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia têm consolidado Sergipe como um destino esportivo.
Para a secretária de Estado do Esporte e Lazer, Mariana Dantas, o encontro representa uma oportunidade ímpar para consolidar o protagonismo do Nordeste. “O esporte tem uma força extraordinária em nossa região. Nossos estados estão entre os maiores formadores de atletas do Brasil e têm desenvolvido políticas inovadoras desde a base ao alto rendimento. Receber os gestores dos nove estados, aqui em Sergipe, é motivo de orgulho e reforça nosso compromisso com uma gestão pública eficiente, que acredita no esporte como ferramenta de transformação social”, destaca.
A realização do Consórcio Nordeste em Sergipe reforça a posição do estado como centro articulador de políticas públicas esportivas e impulsiona a cooperação federativa entre os entes estaduais. A pauta da reunião incluirá temas como infraestrutura esportiva, formação de atletas, financiamento de programas, integração entre secretarias e o fortalecimento da representatividade nordestina em instâncias nacionais do esporte.
Além da presença do presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Marco Antônio La Porta, o evento contará, também, com a presença de Ricardo Resende, da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), logo após a realização do Mundial de ginástica rítmica, no Rio de Janeiro, e do ex-secretário nacional de Esporte Educacional e atual secretário especial de Planejamento, Orçamento e Inovação de Sergipe, Júlio Filgueira.
A programação prevê debates sobre a atração de grandes eventos esportivos, a Copa Rainha Marta, a agenda da Finep e o alinhamento para a reunião com o COB, reforçando o papel do Nordeste como protagonista no desenvolvimento do esporte nacional.
Programação do evento
8h30 – Receptivo e credenciamento
9h – Abertura oficial com Júlio Filgueira
9h30 – Pauta do Consórcio:
Atração de eventos
Copa Rainha Marta
Agenda Finep
Alinhamento para reunião com o COB
12h – Almoço
13h30 – Visita ao CT de Ginástica
14h – Retorno à reunião
14h30 – Ricardo Resende (CBG)
15h – Marco Antônio La Porta (COB)
16h – Encerramento da reunião do Consórcio
16h30 – Visita ao CT de Tênis
Local: Palácio dos Despachos, Av. Adélia Franco, 3305, Grageru, 3° andar – Aracaju/SE
Sergipe Crianças aprovam atividades desenvolvidas pela Estação Acolher durante os festejos juninos
Sergipe Previsão indica semana com predomínio de chuvas fracas em Sergipe
Sergipe Véspera de São João terá Luanzinho Moraes e Painel de Controle no Arraiá do Povo
Sergipe Seasic garante inclusão e participação do público surdo com Intérpretes de Libras no Arraiá do Povo
Sergipe PAA Estadual distribui mais de 14 toneladas de alimentos para famílias de Santana do São Francisco
Sergipe Governo do Estado garante acessibilidade e inclusão nos festejos juninos com espaços e ações inclusivas Mín. 23° Máx. 26°