
Em alusão ao Dia do Orgulho Autista, celebrado nesta quarta-feira, 18, a Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic) promoveu, ontem, dia 17, uma roda de conversa no Espaço Cuidar Bugio, em Aracaju. O encontro reuniu pessoas com autismo e familiares para um momento de troca de experiências e fortalecimento das redes de apoio, além de atividades lúdicas com os participantes. O foco foi dar visibilidade às vivências de pessoas com autismo, especialmente aquelas diagnosticadas tardiamente, e promover o diálogo com mães e responsáveis por crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A referência técnica de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência da Seasic, Amanda de Oliveira, explicou o objetivo da programação. “Foi mais uma atividade do projeto Acolher. Trouxemos pessoas autistas adultas para falar sobre suas vivências. Muitos deles foram diagnosticados já na vida adulta, e isso ajuda as mães de crianças autistas a entenderem que é possível estudar, trabalhar, ser independente. É uma troca potente para fortalecer quem cuida e, ao mesmo tempo, reafirmar o lugar de fala das pessoas autistas na construção de suas próprias histórias”, destaca.
Beatriz Casanova, homem trans com autismo e um dos participantes do encontro, ressaltou a importância do evento para a autoestima e o sentimento de pertencimento. “O encontro foi confortável. Conversar com outras pessoas e ver como elas também têm coisas semelhantes às minhas foi agradável. Achei relevante e importante para uma pessoa autista se sentir validada. Isso ajuda a gente a lidar melhor com quem a gente é”, compartilha.
Um dia para reforçar respeito e autonomia
Instituído internacionalmente para promover a visibilidade do autismo como parte da diversidade humana, o Dia do Orgulho Autista busca combater o capacitismo e reforçar que o TEA não é uma condição a ser "curada", mas sim compreendida e respeitada. A data surgiu por iniciativa da comunidade autista, como forma de tomar as rédeas da própria narrativa e combater estigmas.
A secretária Érica Mitidieri destacou o papel da Seasic em assegurar o protagonismo das pessoas com deficiência nas políticas públicas. “O Dia do Orgulho Autista é um marco simbólico para que a gente celebre a diversidade e a autonomia. Ouvir pessoas autistas falando sobre suas vidas e experiências nos ajuda a construir políticas mais humanas, mais efetivas e com mais empatia. Seguiremos juntos por uma sociedade mais acolhedora e menos excludente”, afirma.
Sergipe Crianças aprovam atividades desenvolvidas pela Estação Acolher durante os festejos juninos
Sergipe Previsão indica semana com predomínio de chuvas fracas em Sergipe
Sergipe Véspera de São João terá Luanzinho Moraes e Painel de Controle no Arraiá do Povo
Sergipe Seasic garante inclusão e participação do público surdo com Intérpretes de Libras no Arraiá do Povo
Sergipe PAA Estadual distribui mais de 14 toneladas de alimentos para famílias de Santana do São Francisco
Sergipe Governo do Estado garante acessibilidade e inclusão nos festejos juninos com espaços e ações inclusivas Mín. 23° Máx. 26°