
O Governo de Sergipe, por meio do Plano Estadual da Primeira Infância, coordenado pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), reafirma seu compromisso com a proteção e o desenvolvimento das crianças sergipanas. Nessa quinta-feira, 12, o estado alcançou a marca de 100% de adesão dos municípios sergipanos aptos à nova edição do Selo Unicef (2025-2028), um importante marco na consolidação das políticas públicas voltadas à infância e adolescência.
Para fortalecer ainda mais essa rede de proteção, a Seasic recebeu a visita de representantes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para articulação de novas ações e estratégias. O encontro foi considerado um momento de alinhamento e reconhecimento das políticas desenvolvidas no estado.
A secretária de Estado da Assistência Social, Érica Mitidieri, destacou a relevância da visita no atual cenário. “A presença do Unicef neste momento de adesão dos municípios ao selo representa o reconhecimento do compromisso da gestão estadual com a efetivação dos direitos de crianças e adolescentes. Tanto o selo quanto essa articulação são resultados diretos da política estratégica da primeira infância, que visa garantir visibilidade e prioridade às ações voltadas aos nossos pequenos sergipanos”, afirmou.
Também participaram da reunião a Diretoria da Primeira Infância da Seasic e a Coordenação de Políticas Públicas para Criança e Adolescente. Para a diretora Helga Müller, o apoio do Unicef é essencial para o avanço das ações. “Todo suporte qualificado é bem-vindo, e o Unicef é um parceiro estratégico. O selo e essa articulação chegam para fortalecer nosso trabalho nos municípios, garantindo o desenvolvimento pleno e feliz das nossas crianças”, destacou.
A especialista em desenvolvimento infantil do Unicef, Maria Luísa Passos, ressaltou a importância do diálogo com o Governo de Sergipe. “Foi um momento muito produtivo, em que pudemos trocar experiências e conhecer de perto os avanços promovidos a partir do Plano Estadual da Primeira Infância. Esperamos, em um futuro próximo, continuar ampliando as ações e construindo parcerias que levem essas políticas a todo o território sergipano, respeitando suas múltiplas diversidades”, afirmou.
Já a coordenadora do Selo Unicef, Joilda Aquino, também celebrou o momento. “É um dia de grande orgulho para Sergipe. A adesão de 100% dos municípios aptos é uma conquista importante, e a nova edição do selo já inicia com o foco na primeira infância. Isso demonstra o alinhamento das ações estaduais com os princípios da iniciativa”, destacou.
Sobre o Selo Unicef
O Selo Unicef é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância que, há 25 anos, reconhece os avanços reais e positivos na promoção e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira. Na atual edição (2025–2028), participam 18 estados brasileiros. Ao aderirem ao selo, os municípios assumem o compromisso de colocar as políticas públicas para a infância e adolescência como prioridade em suas gestões.



Sergipe Crianças aprovam atividades desenvolvidas pela Estação Acolher durante os festejos juninos
Sergipe Previsão indica semana com predomínio de chuvas fracas em Sergipe
Sergipe Véspera de São João terá Luanzinho Moraes e Painel de Controle no Arraiá do Povo
Sergipe Seasic garante inclusão e participação do público surdo com Intérpretes de Libras no Arraiá do Povo
Sergipe PAA Estadual distribui mais de 14 toneladas de alimentos para famílias de Santana do São Francisco
Sergipe Governo do Estado garante acessibilidade e inclusão nos festejos juninos com espaços e ações inclusivas Mín. 23° Máx. 26°