Domingo, 25 de Maio de 2025
26°

Tempo nublado

Salvador, BA

Justiça Comenda

Presidente do STF recebe Comenda 2 de Julho e Cidadania Baiana em sessão especial na ALBA.

IVANA BASTOS PARABENIZA INICIATIVAS DE ANGELI CORONEL FILHO E DA MESA DIRETORA.

24/05/2025 às 18h57
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: ALBA – Ascom Gabinete da Presidência
Compartilhe:
Fotos: Divulgação / Vaner Casaes - ALBA
Fotos: Divulgação / Vaner Casaes - ALBA

O presidente do Supremo Tribunal Federal — STF e do Conselho Nacional de Justiça — CNJ, ministro Luís Roberto Barroso, recebeu, na tarde desta sexta-feira (23.05), em sessão especial conduzida pela presidente da Assembleia Legislativa da Bahia — ALBA, deputada Ivana Bastos, o título de Cidadão Baiano, proposto pelo deputado estadual Angelo Coronel Filho (PSD), e a Comenda 2 de Julho, maior honraria concedida pelo Legislativo estadual, proposição da Mesa Diretora da Casa. 

“Recebemos hoje, sob as bênçãos do Senhor do Bonfim e com o calor da alma baiana, o ministro Luís Roberto Barroso. Não como um simples convidado, mas como alguém que, a partir de agora, será chamado de filho. Cidadão. Irmão do povo baiano. A Bahia não entrega apenas um título. Não concede apenas uma comenda. A Bahia o reconhece como um dos seus. E quando a Bahia reconhece, é porque a história já confirmou”, disse a presidente Ivana, parabenizando Angelo Filho e a Mesa Diretora da ALBA pelas iniciativas. 

Segundo a presidente da ALBA, o gesto do deputado demonstra maturidade política, consciência histórica, um compromisso firme com os valores democráticos e uma iniciativa que dignifica a Casa e engrandece o seu mandato. Ivana Bastos disse ainda que a Mesa Diretora decidiu com clareza e convicção outorgar a Comenda 2 de Julho ao ministro. “A mais alta honraria desta Casa não é um símbolo de protocolo. É a representação máxima da alma baiana, da memória do nosso povo e da verdade histórica de que foi aqui, nesta terra, que o Brasil se libertou de fato”, observou. 

“Me tornar cidadão baiano me permite pegar um pouquinho de carona nessa história maravilhosa que tem a Bahia. Como eu não tive a sorte de nascer baiano, eu me tornei baiano”, afirmou o ministro Barroso, em seu discurso de agradecimento. Ele ressaltou que vem à Bahia desde a primeira juventude, quando teve uma namorada baiana, que morava em Itapetinga, sudoeste do estado. “Fui a carnavais no Clube Bahiano de Tênis e brinquei no Bloco do Jacu, que tinha uma mortalha azul-turquesa. Portanto, não caí aqui de paraquedas”, brincou.

Continua após a publicidade

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários