O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), realizou entre os dias 8 e 9 de maio, em Araguacema, a penúltima edição do projetoTurismo na Estrada.A iniciativa promoveu oficinas e treinamentos na região turística dos Lagos e Praias do Cantão, com o objetivo de preparar os municípios para a temporada de praia 2025.
Com oficinas voltadas para governança e articulação regional, o projetoTurismo na Estradavisa promover a integração das regiões turísticas tocantinenses, fortalecer os serviços oferecidos aos visitantes e incentivar práticas sustentáveis no setor. Durante o encontro, os participantes também tiveram a oportunidade de aprofundar os conhecimentos sobre temas essenciais como a Política Nacional de Turismo (PNT), o Programa de Regionalização do Turismo (PRT), o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), a Plataforma de Inventariação Turística (PIT) e o Mapa do Turismo Brasileiro.
Com belas paisagens naturais e praias banhadas pelos rios Araguaia e Caiapó, a região dos Lagos e Praias do Cantão tem se consolidado como referência no turismo tocantinense, principalmente durante a temporada de praia. Sede da 6ª edição doTurismo na Estrada, o município de Araguacema foi, inclusive, vencedor do prêmio de melhor destino sol e praia em 2024, o que torna a ação do projeto um momento estratégico para o fortalecimento do setor e para a capacitação das gestões.
Ao representar o secretário de Estado do Turismo, Hercy Filho, a superintendente de Operações Turísticas e Planejamento Estratégico da Setur, Kleiryanne Aguiar, destacou a importância de levar conhecimento técnico e ferramentas de planejamento aos destinos em crescimento. “OTurismo na Estradaentrega conhecimento e estratégias para que os municípios aprimorem os seus serviços e aproveitem, de forma sustentável, todo o seu potencial turístico”, pontuou a superintendente.
O prefeito de Araguacema, Marcus Vinicius Moraes, celebrou a chegada do projeto à cidade e reforçou a importância do apoio do governo para o desenvolvimento do setor. “O turismo é uma das maiores vocações da nossa região. Com esse projeto, orientamos empreendedores, incentivamos investimentos e mostramos à população que o turismo é geração de emprego, renda e valorização das nossas belezas naturais. A parceria com o Estado é fundamental para que o turismo aconteça de forma organizada e profissional”, enfatizou o gestor.
Também presente no evento, o prefeito de Caseara, Marcos do Chico, ressaltou o potencial turístico do município e a importância de ampliar sua visibilidade. “É muito gratificante participar de um projeto que valoriza as nossas riquezas naturais. OTurismo na Estradanos ajuda a mostrar tudo o que temos de mais bonito para o Tocantins e para o Brasil. Caseara tem muito a oferecer e, com planejamento, podemos nos tornar uma referência no turismo de natureza e aventura”, evidenciou o prefeito.
Já o prefeito de Marianópolis, Saulo Barbosa, participou pela primeira vez do evento e elogiou a descentralização das políticas públicas de turismo. “Temos praias, lagos e uma natureza incrível que precisam ser valorizadas. Essa presença do Governo do Tocantins, com capacitação e incentivo, fortalece nossa economia local e traz esperança para quem vive do turismo. Agradeço ao governador Wanderlei Barbosa, que tem olhado com carinho para o interior do Tocantins”, concluiu.
Região Lagos e Praias do Cantão
A região turística dos Lagos e Praias do Cantão é reconhecida pelo grande potencial hídrico e paisagens naturais preservadas, e destaca-se pela oferta de praias de água doce, áreas de pesca esportiva e ecoturismo. A diversidade de atrativos, aliada à organização dos destinos e ao fortalecimento da governança regional, tem consolidado os Lagos e Praias do Cantão como uma das regiões mais promissoras do turismo tocantinense.
Turismo na Estrada
Desde o seu lançamento pelo governador Wanderlei Barbosa, em fevereiro deste ano, em São Félix do Tocantins (região Encantos do Jalapão), o projetoTurismo na Estradajá percorreu os municípios de Augustinópolis (Bico do Papagaio), Babaçulândia (Vale dos Grandes Rios), Porto Nacional e Paranã (Serras e Lago), alcançando mais de 80 municípios.
A última edição do projeto deve ser anunciada em breve, encerrando um ciclo que consolidou oTurismo na Estradacomo uma das principais estratégias do Governo do Tocantins para estruturar, capacitar e fortalecer o turismo regional em todo o Tocantins.
Mín. 24° Máx. 27°