O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), participou nessa segunda-feira, 14, da abertura da WTM Latin America 2025, realizada no Expo Center Norte, em São Paulo/SP. Considerado o principal evento B2B da indústria de viagens da América Latina, a feira reúne profissionais, autoridades e representantes do trade turístico mundial, promovendo conexões estratégicas e oportunidades de negócios para o setor.
Ao representar o Tocantins no evento, o secretário de Estado do Turismo, Hercy Filho, liderou uma série de ações que reforçam o compromisso da gestão estadual, sob a liderança do governador Wanderlei Barbosa, em posicionar o Tocantins entre os principais destinos de ecoturismo e turismo de experiência do Brasil.
“A participação do Tocantins na WTM Latin America é estratégica para posicionarmos nosso estado entre os principais destinos turísticos do Brasil. Este é o maior ponto de encontro do trade turístico nacional e internacional, reunindo operadoras, companhias aéreas, destinos e os grandes tomadores de decisão do setor. Com o apoio do governador Wanderlei Barbosa, estamos aqui para fortalecer a promoção dos nossos atrativos, ampliar conexões e gerar mais oportunidades para o Tocantins”, pontuou o titular da Setur, Hercy Filho.
Articulação internacional
O secretário de Estado do Turismo, Hercy Filho, ainda reuniu-se com representantes da Feira Internacional do Turismo da Argentina (FIT), uma das maiores vitrines da América Latina para o turismo emissivo e receptivo. O encontro teve como foco a construção de parcerias para divulgação do Tocantins no mercado argentino e a promoção de ações conjuntas voltadas à atração de turistas estrangeiros.
A agenda também incluiu uma reunião com representantes das Rotas Amazônicas Integradas e da Expan+, organizadora doMeeting Brasil, para alinhar a participação dos estados amazônicos na edição latino-americana do evento, que ocorrerá em agosto, com passagens pelo Paraguai, Uruguai, Chile, Argentina e Colômbia.
OMeeting Brasilé uma plataforma estratégica que conecta destinos e produtos turísticos brasileiros a operadores e agentes de viagens internacionais. A presença do Tocantins busca ampliar a visibilidade da Região Norte e fortalecer parcerias com o mercado sul-americano, principal emissor de turistas estrangeiros ao Brasil.
“O Tocantins é um destino com enorme potencial para o mercado internacional, especialmente pelos seus atrativos naturais únicos, como o Jalapão. A presença do estado noMeeting Brasilfortalece o posicionamento da Região Norte como uma rota diferenciada e desejada por operadores e agentes de viagens da América do Sul”, ressaltou o diretor de negócios da Expan+, Jair Pasquini.
Conectividade aérea
Um dos destaques da participação do Tocantins na WTM é a busca pela ampliação das conexões aéreas. De acordo com o titular da Setur, Hercy Filho, a baixa oferta de voos e os altos custos ainda são entraves para o crescimento turístico do estado. “Trabalhamos com o apoio do governador Wanderlei Barbosa para garantir que as medidas previstas na Lei Geral do Turismo cheguem efetivamente ao Tocantins e que possamos ampliar nossa malha aérea, reduzir tarifas e facilitar o acesso dos visitantes ao nosso território”, salientou.
Além disso, o secretário reforçou o papel da Rede Amazônica Integrada (RAI), da qual o Tocantins faz parte, como instrumento de promoção coletiva da Região Norte, ampliando a visibilidade internacional dos destinos amazônicos e fortalecendo políticas integradas para o turismo.
Integração regional com o Maranhão
O titular da Setur, Hercy Filhos, reuniu-se com a secretária de Turismo do Maranhão, Socorro Araújo, para alinhar ações da Rota Turística Integrada Chapada - Jalapão. O objetivo é potencializar os atrativos naturais e culturais da região, por meio de roteiros compartilhados entre os estados, promovendo o desenvolvimento sustentável e a valorização regional.
“A integração com o Tocantins na Rota Turística Chapada–Jalapão é um passo importante para o fortalecimento do turismo regional. Juntos, Maranhão e Tocantins unem seus potenciais naturais e culturais para oferecer ao turista uma experiência rica, diversa e sustentável. Essa parceria estratégica é um exemplo de como a cooperação entre estados pode gerar desenvolvimento, renda e valorização dos nossos territórios”, evidenciou a secretária de Turismo do Maranhão, Socorro Araújo.
Inovação
O secretário Hercy Filho ainda recebeu a equipe da empresa Sprint Dados, que apresentou uma proposta para apoiar o Observatório do Turismo do Tocantins. A iniciativa visa fortalecer a coleta e análise de dados estratégicos, promovendo uma gestão ainda mais eficiente e orientada por evidências no setor turístico estadual.
Assembleia do Fornatur
O Governo do Tocantins encerrou a participação no evento com a participação na 3ª Assembleia Extraordinária do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur). O encontro reuniu gestores de diversos estados para o debate de políticas públicas, financiamento do turismo e ações conjuntas para ampliar a competitividade dos destinos brasileiros.
Mín. 25° Máx. 28°