Quinta, 03 de Abril de 2025
29°

Tempo limpo

Salvador, BA

Geral SAÚDE

Hospital Regional do Baixo Amazonas destaca ações para a segurança do paciente

Unidade promove dinâmicas para trabalhar metas internacionais

02/04/2025 às 22h22
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Compartilhe:
Foto: Gustavo Campos/Secom
Foto: Gustavo Campos/Secom

Referência em assistência de média e alta complexidade no oeste do Pará, o Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna (HRBA), em Santarém, segue as seis metas internacionais de segurança do paciente, estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) da unidade montou um cronograma de ações durante o ano, para destacar cada uma das metas com colaboradores, pacientes e acompanhantes.

O mês de abril é voltado à Meta 2, que aborda a melhora da comunicação entre os profissionais de saúde. A programação começou, na terça-feira (1º), com uma abordagem na rádio interna do hospital e a realização de jogos e dinâmicas para a compreensão de como estabelecer uma comunicação segura e eficaz dentro do HRBA.

Continua após a publicidade

"Entende-se que a comunicação é fundamental desde o processo de admissão do paciente até a conclusão do tratamento hospitalar. No decorrer do mês, abordaremos temas relacionadas a transição de continuidade do cuidado, seja ela intra ou extra-hospitalar, além da educação em saúde e direitos do paciente. Envolvê-lo em seu tratamento fortalece um cuidado seguro e centrado nas necessidades dele", explicou a gerente de qualidade do HRBA, Wellen Guimarães.

Manoel Soares Barbosa, de 79 anos, é natural do município de Óbidos, na região oeste do estado, e faz tratamento oncológico no Regional há quatro anos. Enquanto esperava o resultado de um exame, participou da dinâmica sobre a segurança do paciente. "Graças a Deus, todos são legais e nos atendem muito bem, sempre me orientam. Achei boa a programação porque agora sabemos que temos o direito de reivindicar essa comunicação", destacou.

Continua após a publicidade

A neta de Manoel Barbosa, Thaiane Nascimento, também aprovou a ação do Hospital Regional. "Eu achei importante. É um alerta. Muitas vezes os pacientes vêm sozinhos e precisam ser bem orientados. Estão de parabéns pela abordagem", afirmou a autônoma, que acompanhou o avô durante os exames na unidade.

Campanha -As ações do HRBA também fazem parte da campanha nacional "Abril pela Segurança do Paciente", que é desenvolvida pela Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (Sobrasp), com o tema "Mais Acesso e Cuidado Integrado", e o slogan "Qualidade em Toda a Jornada!".

Continua após a publicidade

O grande objetivo da unidade é melhorar constantemente as práticas de assistência para oferecer um atendimento cada vez mais seguro e de excelência para todos os usuários.
"Abraçamos a campanha e já começamos com as ações desde o primeiro dia do mês. Acreditamos ser fundamental abordar as metas internacionais constantemente com nossos colaboradores, pacientes e acompanhantes, de forma lúdica e efetiva. Quem ganha com tudo isso são os usuários, que terão sempre profissionais capacitados prontos par prestar o melhor serviço de saúde", ressaltou o diretor-geral do HRBA, Matheus Coutinho.

Serviço -O Hospital do Baixo Amazonas presta serviço 100% referenciado, atendendo à demanda originária da Central de Regulação do Estado. A unidade pertence ao Governo do Pará, e tem a administração do Instituto Social Mais Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade fica na avenida Sérgio Henn, nº 1100, no bairro Diamantino, em Santarém.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários