O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, participou, na manhã desta quarta-feira (2), da cerimônia de abertura da 4ª Marcha dos Secretários de Turismo, que aconteceu no auditório do Ministério do Turismo (MTur), em Brasília. O encontro, promovido anualmente pela Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo (Anseditur), é um dos mais importantes do setor.
Com o tema “Construindo o futuro do turismo”, integraram o evento gestores públicos, autoridades, especialistas e profissionais para discutir políticas, estratégias e inovações voltadas ao desenvolvimento sustentável do turismo no Brasil.
Em seu discurso voltado aos secretários, Marcelo Freixo destacou a importância de pensar o turismo olhando não apenas para quem viaja, mas também para quem recebe os visitantes. Na visão do presidente, pensar o setor voltado apenas em quem chega ao destino limita a importância e o alcance dessa atividade econômica.
“Quando a gente pensa assim, não pensamos na chance que alguém teve de viajar. Estamos pensando na necessidade do motorista do táxi, do motorista do aplicativo, do garçom do restaurante, da camareira, do recepcionista do hotel. Ou seja, estou pensando na geração de empregos e em uma cadeia de serviços gigante, que é o primeiro emprego de muita gente”, afirmou.
Freixo ressaltou também a necessidade de colocar o turismo no eixo central de debate sobre o país. “O Brasil não pode continuar tratando o turismo como um tema secundário, pois é um tema central, responsável pela geração de emprego e uma grande fonte de uma economia sustentável para que a gente possa gerar um desenvolvimento compatível com o que o século XXI exige da gente”, orientou.
Aproveitando a presença de Freixo, o presidente da Anseditur, Ítalo Mendes, parabenizou e agradeceu o trabalho que a Embratur tem feito de promoção internacional. “O Brasil ganha cada vez mais reconhecimento como destino desejado, premiado e visitado e isso é resultado de uma promoção do turismo extremamente técnica e profissional. Por isso, quero agradecer em nome de todos os secretários de turismo aqui por essa liderança e por esse trabalho que vem sendo conduzido”, disse.
4ª Marcha dos secretários de turismo.
A programação do evento conta com palestras e debates, além de painéis com temas como Destinos Turísticos Inteligentes, Planejamento e Promoção do Turismo, Política Nacional de Turismo e Atração de Investimentos.
Visando contribuir com as estratégias para além da ocasião, Marcelo Freixo colocou a Agência à disposição dos municípios. “A gente precisa profissionalizar nosso trabalho. A Embratur avançou muito nesse sentido e temos resultados significativos fruto de uma equipe que a gente montou. E eu queria que vocês usassem a Embratur, porque não é só promover. Contem com a Embratur, conheçam as ferramentas, procurem saber de que maneira a gente está a serviço e à disposição de vocês. Porque é assim que a gente vai fazer o Brasil crescer”, finalizou.
Mín. 26° Máx. 27°