Agência Assembleia/ Foto: Miguel Viegas
Assista ao programa na íntegra
A gestora dos Serviços de Saúde da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae de São Luís), Emanuele Costa, falou sobre o Dia Mundial da Consciência do Autismo (2 de abril), em entrevista ao ‘Diário da Manhã’ desta quarta-feira (2), na Rádio Assembleia (96,9 FM), com transmissão simultânea pela TV Assembleia. Ela destacou live da instituição sobre inclusão, saúde, educação e direitos das pessoas com autismo.
Na conversa com o jornalista e apresentador Ronald Segundo, a gestora ressaltou que ações desenvolvidas pela Apae de São Luís possuem três eixos de atuação: assistência social, educação e saúde. Também informou que o Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi marcado por uma live especial para discutir os desafios, avanços e direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A ação foi realizada pela entidade, em parceria com o CEST e o Instituto Evoluir.
“A procura cresceu muito após a pandemia e, hoje, os diagnósticos apontam principalmente o TEA no sexo masculino. Para cada três diagnósticos de crianças do sexo masculino, tem uma do sexo feminino. É fazer o quanto antes os exames, para não detectar em idade avançada, já que, por conta da grande quantidade de casos, nem a rede pública e nem a rede privada dão cobertura total por conta dessa ampliação nos registros de casos”, detalhou.
A gestora contou também que a live teve como tema “Inclusão, Saúde, Educação e Direitos para Pessoas com TEA” e reuniu especialistas para abordar a importância do acesso a serviços essenciais, o papel da metodologia ABA no desenvolvimento da pessoa autista e os direitos garantidos por lei.
Além dela, o evento contou com a participação do jornalista Gabriel Bartowski (apresentador), Eliseth Sarges (coordenadora do CAEE Eney Santana), psicólogos Polliana Galvão e Dr. Daniel Matos (Instituto Evoluir), além da advogada Deise Brito, que abordou os direitos legais das pessoas com TEA.
Em transmissão simultânea e ao vivo, o ‘Diário da Manhã’ pode ser acompanhado de segunda a sexta-feira, das 9h às 9h30, pela Rádio Assembleia (96.9 FM) e pela TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309), além do canal do Youtube.
Mín. 26° Máx. 27°