Nesta terça-feira (1º), o secretário de Estado da Agricultura Familiar, Bira do Pindaré, esteve presente na abertura do 14º Congresso Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares, promovido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG), no município de Luziânia (GO).
Com o tema “Movimento Sindical Fortalecido e Agricultura Familiar Valorizada”, o evento, que segue até quinta-feira (3), debaterá políticas públicas, organização sindical, meio ambiente, juventude, mulheres, terceira idade, educação e comunicação popular.
O secretário da SAF, Bira do Pindaré, destacou a importância do congresso na defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras rurais de todo o país. “Estamos aqui representando o Maranhão, trazendo o apoio do governador Carlos Brandão e nossa solidariedade nessa luta pelos direitos dessa categoria. Com certeza, sairemos daqui com muita energia e com a CONTAG fortalecida para enfrentar os desafios do próximo ciclo, unindo forças para manter o Brasil na direção correta”, disse Bira do Pindaré.
Além das discussões políticas e sociais, o congresso também será palco para a eleição da nova diretoria da CONTAG. A expectativa é que o evento fortaleça a unidade do movimento sindical rural e reforce a luta por direitos e políticas públicas que beneficiem a agricultura familiar e os trabalhadores rurais.
O evento reúne cerca de 2 mil participantes de todo o Brasil, incluindo agricultores e agricultoras familiares, assentados da reforma agrária, quilombolas, povos de comunidades tradicionais e indígenas, além de parceiros de organizações nacionais e internacionais e representantes do poder público.
“Realizado a cada quatro anos, o Congresso da CONTAG é a maior instância deliberativa e um importante momento de debate e aprovação de resoluções para fortalecer a agricultura familiar. Nele, reafirmamos a importância de um movimento sindical forte e atuante, que trabalhe junto ao poder público para assegurar políticas efetivas para a agricultura familiar”, compartilhou o presidente da CONTAG, Aristides Santos.
Mín. 26° Máx. 27°